O evento reuniu virtualmente pesquisadores, estudantes, interessados, estudiosos, práticos e demais envolvidos no tema da gestão social e áreas afins entre maio e junho de 2023.

Entre os dias 29 de maio e 01 de junho de 2023, o Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS), grupo de pesquisa e programa de extensão vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri (CCSA/UFCA), participou ativamente da organização e da composição de mesas e conferências do XII Encontro Nacional dos Pesquisadores em Gestão Social (ENAPEGS). O evento é um dos principais encontros da área de gestão social no país e já conta com a participação de pesquisadores e estudiosos internacionais. No ano de 2023, sua realização foi virtual e contou com a presença de brasileiros e estrangeiros na composição de mesas redondas, palestras e apresentação de trabalhos.

O XII Enapegs foi organizado pelo Programa de Ensino Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PEDEDT/UFRRJ), em conjunto com a Rede de Pesquisadores em Gestão Social (RGS). O LIEGS atuou como importante parceiro para a realização do encontro.

Representado por seus pesquisadores e técnicos, o LIEGS atuou na Comissão Científica, com o prof. Jeová Torres (CCSA/UFCA), por exemplo; bem como na condução de dois Eixos Temáticos: o Eixo 3: Gestão Social – Ensino, Pesquisa e Extensão, tendo a profa. Waléria Menezes (CCSA/UFCA) como uma das coordenadoras; e o Eixo 7: Gestão Social da Economia Popular, Social e Solidária, que contou com a co-coordenação do prof. Ives Nascimento (CCSA/UFCA).

Além disso, o LIEGS também esteve presente na Mesa Redonda do Eixo 3: Gestão social e protagonismo estudantil nas ações de extensão universitária (link para o vídeo no YouTube), que contou com a presença da profa. Waléria Menezes (CCSA/UFCA) e da profa. Mônica Martins (pesquisadora do LIEGS), além de outros convidados. Neste espaço, discutiu-se a extensão universitária como um espaço de fomento à ação dos estudantes universitários para uma nova cultura da gestão social, considerando princípios como a dialogicidade, entendimento mútuo e participação na formação de nível superior. Foi dada ênfase à gestão social como prática profissional que leva em consideração questões de interesse coletivo e bem comum, típicas de uma formação de qualidade e cidadã.

Já o prof. Ives Nascimento (CCSA/UFCA) atuou como um dos palestrantes da Mesa Redonda do Eixo 7: Gestão Social da Economia Popular, Social e Solidária (link para vídeo no YouTube). Nela, discutiu-se como a extensão universitária, um dos temas-chave da última edição do Enapegs, pode ser amálgama para a adequada formação de nível superior e as possibilidades de atuação no plano da incubação de empreendimentos de economia solidária. Nestes espaços, a necessidade pela atuação em diferentes níveis oportuniza aos alunos das universidades o desenvolvimento de práticas, condutas e reflexões sobre o trabalho profissional e como a gestão social se apresenta como a oportunidade de contribuir para a formação de nível superior da mais alta qualidade.

Aproveitamos para indicar que todos acompanhem o LIEGS/UFCA em suas mídias sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/liegsufca/

YouTube: https://www.youtube.com/@laboratoriointerdisciplina720