Cícera Mônica da Silva Sousa Martins

1. Principais publicações (artigos, livros, capítulos de livros etc.)

Artigos completos

PACHECO, F. P. ; MARTINS, C. M. S. S. ; BOMFIM, Z. A. C. . Contribuições da psicologia para a análise de desapropriações de comunidades dos espaços urbano e rural cearenses. Revista de Psicologia da UFC, v. 11, p. 132-140, 2020.

MOURA JUNIOR, J. F. ; BARBOSA, V. N. M. ; MARTINS, C. M. S. S. ; BOMFIM, Z. A. C. . Psicologia e contextos rurais no Brasil: interlocuções com a psicologia comunitária. INTERAMERICAN JOURNAL OF PSYCHOLOGY, v. 53, p. 140, 2019.

Livros publicados/organizados ou edições

NASCIMENTO, I. R. T. (Org.) ; MARTINS, C. M. S. S. (Org.) . Extensão universitária e desenvolvimento territorial: aprendizados e experiências cearenses. 1. ed. Juazeiro do Norte: UFCA, 2021.

Capítulos de livros publicados

CAVALCANTE, J. K. S. ; MARTINS, C. M. S. S. . Educação popular como meio para a superação da masculinidade hegemônica. In: Ezequiel Martins Ferreira.. (Org.). Consciência e atividade: categorias fundamentais da psicologia. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2021.

BARBOSA, M. S. ; BARBOSA, F. S. ; MARTINS, C. M. S. S. . Ensino e Desenvolvimento Territorial: Práticas possíveis para a emancipação e protagonismo popular. In: Ives Romero Tavares do Nascimento; Cicera Mônica da Silva Sousa Martins. (Org.). Extensão universitária e desenvolvimento territorial: aprendizados e experiências cearenses. 1ed.Juazeiro do Norte: UFCA, 2021.

PACHECO, F. P. ; MARTINS, C. M. S. S. ; LIMA, A. C. ; FONTES, J. Q. ; BOMFIM, Z. A. C. . Relação Afetiva Aluno-Campus Universitário em Situação de Distanciamento Social. In: Ives Romero Tavares do Nascimento; Cicera Mônica da Silva Sousa Martins. (Org.). Extensão universitária e desenvolvimento territorial: aprendizados e experiências cearenses. 2ed.Juazeiro do Norte: UFCA, 2021.

PEREIRA, L. A. E. ; MACHADO, Y. F. ; MARTINS, C. M. S. S. ; MACEDO, M. A. . Saúde mental e sustentabilidade no ambiente universitário: desafios e proposições. In: Maria Rosilene Cândido Moreira; Francisco Elizaudo de Brito Júnior; José Auricélio Bernardo Cândido. (Org.). Trabalho, Saúde e Sustentabilidade. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2019.

MACIEL, S. S. ; MARTINS, C. M. S. S. ; CHAGAS, M. J. R. . Programa de Aquisição de Alimentos (PAA): uma análise da execução orçamentária em três municípios do Cariri cearense no ano de 2016. In: Divina Aparecida Leonel Lunas; Hamilton Matos Cardoso Júnior. (Org.). Agricultura familiar e desenvolvimento territorial rural no Brasil: debates e as experiências dos NEDETs. 1ed.Goiania: Kelps Editora, 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

CARDOSO, F. E. S. ; ALMEIDA, A. L. M. ; MARTINS, C. M. S. S. ; MACIEL, S. S. . RESIDÊNCIA SOCIAL EM NÚCLEO DE CONHECIMENTO: A EXPERIÊNCIA DO NEDET/UFCA. In: Encontro Nacional dos Pesquisadores em Gestão Social- ENAPEGS, 2018, Juazeiro do Norte. Anais do Encontro Nacional dos Pesquisadores em Gestão Social. Juazeiro do Norte: UFCA, 2018. v. 1. p. 2317-0689.

BARBOSA, M. S. ; MARTINS, C. M. S. S. . PSICOLOGIA E GESTÃO SOCIAL: Interlocuções e estratégias para atuação. In: Encontro Nacional dos Pesquisadores em Gestão Social-ENAPEGS, 2018, Juazeiro do Norte. Anais do Encontro Nacional dos Pesquisadores em Gestão Social-ENAPEGS. Juazeiro do Norte: UFCA, 2018. v. 1. p. 3.

MUNIZ ; BRITO, J. A. ; MARTINS, C. M. S. S. . PROTAGONISMO ESTUDANTIL NO CONTEXTO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO NOS EVENTOS PREPARATÓRIOS DO ENAPEGS 2018. In: Encontro Nacional dos Pesquisadores em Gestão Social- ENAPEGS, 2018, Juazeiro do Norte. Anais do Encontro Nacional dos Pesquisadores em Gestão Social. Juazeiro do Norte: UFCA, 2018. v. 1. p. 3.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos

MARTINS, C. M. S. S.; BOMFIM, Z. A. C. . ELEMENTOS AFETIVOS ENVOLTOS EM UM PROCESSO DE DESAPROPRIAÇÃO: O CASO DO DISTRITO BAIXIO DAS PALMEIRAS, CRATO-CE. In: EU 2020, 2021, Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC. Fortaleza: DCINF, 2021. v. 5.

SILVA, L. P. ; MARTINS, C. M. S. S. ; PACHECO, F. P. ; BOMFIM, Z. A. C. . VIDA NO CAMPUS: RELAÇÃO AFETIVA ALUNO-CAMPUS UNIVERSITÁRIO EM SITUAÇÃO DE ISOLAMENTO SOCIAL. In: EU 2020, 2021, Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC. Fortaleza: DCINF, 2021. v. 5.

AFONSO, L. M. ; MARTINS, C. M. S. S. ; PEREIRA, L. A. E. . Desmame precoce e depressão pós-parto: uma revisão sistemática. In: VI Congresso de Saúde da Mulher do Cariri (CONSMUC), 2021, Barbalha. Anais Do VI Congresso De Saúde Da Mulher Do Cariri. Juazeiro do Norte: Ebooks UFCA, 2021. v. 15. p. 1.

FONTES, J. Q. ; MARTINS, C. M. S. S. ; PACHECO, F. P. ; BOMFIM, Z. A. C. . PERTENCER EM PANDEMIA: A IDENTIFICAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO ESPAÇO DE APROPRIAÇÃO, EM CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL. In: Encontros Universitários 2021, 2021, Fortaleza. Anais do EU 2021: XXX Encontro de Extensão. Fortaleza: Revista Encontros Universitários UFC, 2021.

MARTINS, C. M. S. S.; BOMFIM, Z. A. C. . REFLEXÕES SOBRE PERTENCIMENTO TERRITORIAL E AGRICULTURA FAMILIAR SOB A PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA AMBIENTAL. In: Encontros Universitários 2021, 2021, Fortaleza. Anais do EU 2021: XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação. Fortaleza: DCINF, 2021. v. 6. p. 1.

CAVALCANTE, J. K. S. ; ARAUJO, M. V. S. ; MARTINS, C. M. S. S. . APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO E AGLOMERAÇÕES NA PANDEMIA: A DIFICULDADE EM SE MANTER O DISTANCIAMENTO SOCIAL. In: Congresso científico de Juazeiro do Norte, 2020, Juazeiro do Norte. Anais do Congresso científico de Juazeiro do Norte. Juazeiro do Norte: UNIJUAZEIRO, 2020. v. 1. p. 379.

MARTINS, C. M. S. S.; BOMFIM, Z. A. C. . ARTICULAÇÕES ENTRE PSICOLOGIA SOCIOAMBIENTAL, GESTÃO AMBIENTAL E IMPACTOS PSICOSSOCIAIS CAUSADOS PELA OBRA DO CINTURÃO DAS ÁGUAS DO CEARÁ. In: EU 2019, 2020, Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC. Fortaleza: DCINF, 2020. v. 4. p. 7.

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MARTINS, C. M. S. S.; BOMFIM, Z. A. C. . Conflitos socioambientais e afetividade: reflexões sobre os impactos afetivos das obras do Cinturão das Águas do Ceará. In: Encontros Universitários, 2018, Fortaleza. Revista dos Encontros Universitários, 2018.

Resumos publicados em anais de congressos

MARTINS, C. M. S. S.; BOMFIM, Z. A. C. . Rio de Concreto: situações de sofrimento ético-político na desapropriação gerada pelas obras do Cinturão das Águas do Ceará em comunidade rurais. In: III Encontro Nacional do Núcleo de Pesquisa Dialética Exclusão/Inclusão Social (NEXIN): Comunidades tradicionais e práticas psicossociais, 2021, São Paulo. Anais do III Encontro Nacional do Núcleo de Pesquisa Dialética Exclusão/Inclusão Social (NEXIN): Comunidades tradicionais e práticas psicossociais. Manaus: EDUA, 2020. v. 1. p. 5.

MARTINS, C. M. S. S.; BOMFIM, Z. A. C. . Aqui é o meu lugar: O surgimento de movimentos populares frente ao processo de desapropriação na comunidade rural Baixio das Palmeiras, Crato-CE. In: III Colóquio Psicologia Sócio-Histórica e o Contexto Brasileiro de Desigualdade Social, 2019, São Paulo. Anais do III Colóquio Psicologia Sócio-Histórica e o Contexto Brasileiro de Desigualdade Social. Manaus: EDUA, 2019.

MARTINS, C. M. S. S.; BOMFIM, Z. A. C. ; COLACO, V. F. R. . O conceito de vivência para Vygotsky e a constituição sociocultural do humano: articulações com o processo de colonialidade na perspectiva decolonial. In: III Colóquio Psicologia Sócio-Histórica e o Contexto Brasileiro de Desigualdade Social, 2019, São Paulo. Anais do III Colóquio Psicologia Sócio-Histórica e o Contexto Brasileiro de Desigualdade Social. Manaus: EDUA, 2019.

MARTINS, C. M. S. S.; BARBOSA, V. N. M. ; BOMFIM, Z. A. C. ; MOURA JUNIOR, J. F. . A atuação da Psicologia em Contextos Rurais no Brasil: Uma revisão sistemática. In: VII Conferência Internacional de Psicologia Comunitária, 2018, Santiago. Resumos da VII Conferência Internacional de Psicologia Comunitária. Santiago: Universidad de Chile, 2018. v. 1.

MARTINS, C. M. S. S.; BOMFIM, Z. A. C. . A criação de fóruns populares como movimentos de resistência à processos de desapropriação: O caso do Fórum Popular das Águas do Cariri. In: VII Conferência Internacional de Psicologia Comunitária, 2018, Santiago. Resumos do VII Conferência Internacional de Psicologia Comunitária. Santiago: Universidad de Chile, 2018.

ALENCAR, W. M. M. M. ; MARTINS, C. M. S. S. . Fortalecimento da Identidade de lugar e pertencimento territorial na juventude: A experiência da Fundação Casa Grande em Nova Olinda ? Ce/Brasil. In: VII Conferência Internacional de Psicologia Comunitária, 2018, Santiago. Resumos da VII Conferência Internacional de Psicologia Comunitária, 2018.

2. Projeto atual

Gestão Social nas Escolas

As políticas públicas para juventude tem buscado garantir o acesso e a permanência dos jovens em espaços-chave com a finalidade de estimular uma participação política capaz de interferir num processo de mudança social. O sistema educacional tem sido um lugar de permanente investimento para esse fim. Nessa perspectiva, o Projeto Gestão Social nas Escolas desde o inicio do ano de 2011, vem realizando atividades no ambiente escolar, com o objetivo de estimular a criação de empreendimentos juvenis voltados para a sustentabilidade econômica e socioambiental, ao mesmo tempo em que busca promover o protagonismo dos jovens envolvidos e das comunidades alcançadas. O projeto tem ênfase também, em ações nos espaços prático-reflexivos, o qual normalmente dissemina de forma eficaz o modelo de passividade próprio do processo de subjetivação capitalista, instruindo que habilidades como a participação pelo uso adequado da fala e o pertencimento territorial sejam desenvolvidas para a prática da Gestão Social. É esperado com esse projeto, ampliar os espaços emancipatórios a partir do desenvolvimento de habilidades importantes como: pertencimento territorial e a fala emancipatória. O pertencimento territorial reconecta os jovens com seu espaço físico e político forjando entre eles uma identidade coletiva, favorecendo que os possíveis empreendimentos sociais tenham uma boa governança. Dessa forma, espera-se no PGSE, que os vínculos de confiança e amizade possam surgir e favorecer a escuta e a negociação de conflitos. A fala nesse sentido será emancipatória promovendo uma compreensão mútua de forma que a decisão esteja voltada em favor do bem-comum. Com a finalidade de investir no desenvolvimento de novas habilidades dos jovens esse projeto será executado a partir de um eixo central: a sensibilização e formação em Gestão Social.

Escola Livre em Gestão Social (ELGS)

 A Escola Livre em Gestão Social é um projeto de extensão com foco dos processos de formação em Gestão Social, desenvolvido a partir de uma parceria com quatro universidades (UFBA, UnB, UFSB e UFT). A ELGS objetiva realizar formação em Gestão Social enquanto atividade extensionista, intrinsecamente imbricada com pesquisa e didática. Ela explora formatos diferentes e, na medida possível, inovadores, de formação, no intuito de ampliar as fronteiras da Gestão Social, democratizar o acesso às competências necessárias para construção de políticas públicas e promover desenvolvimento comunitário. A partir de uma opção epistemológica pós-positivista e crítica, as ações da ELGS prezam pela implicação democrática dos sujeitos com os conteúdos trabalhados em suas ações extensionistas, tendo como norte teórico-metodológico a dialogicidade, as múltiplas racionalidades, múltiplos caminhos e temporalidades e engajamentos das aprendizagens individuais e coletivas Nossos percursos assumem a complexidade e a incerteza inerentes aos próprios processos de políticas públicas. Visto as características citadas até então, foram escolhidas para composição do arcabouço metodológico da ELGS metodologias ativas com foco na indissociabilidade entre fato e valor, entre teoria e fato, na Reflexividade, na dialogicidade e na escuta ativa.

3. Bolsistas sob orientação

Eduardo Leite Alves

Maria Jéssica Sousa Lima

4. Mídias sociais

Email: monicamartins_sousa@hotmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4057474289308489

5. Grupo de estudos

Nenhum.

6. Parcerias e financiamento

Locus UFC.