Depois do sucesso da primeira turma deste curso em 2017, que teve 26.512 inscritos de todo o país, o Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS/UFCA) lança a segunda turma neste primeiro semestre de 2020. O curso promovido pelo LIEGS faz parte de um conjunto amplo de ações de extensão à distância que a Pró-reitoria de Extensão da UFCA está disponibilizando para a sociedade como contribuição científica da instituição para o Cariri, o Ceará, o Brasil e o mundo.

O curso de Extensão em Gestão Social busca promover a formação para discussão dos conceitos de Gestão Social e temas afins visando contribuir para a melhor compreensão do tema e de que maneira a Gestão Social é relevante no envolvimento, nos processos de decisão e na participação da sociedade civil na gestão e governança públicas.

A Gestão Social é um campo de conhecimento cujo desenvolvimento acontece no Brasil desde os anos 90 do século passado. Pode-se dizer que é basicamente uma teoria nacional. As suas bases teóricas, porém, são fundamentadas em autores nacionais (Guerreiro Ramos, Paulo Freire etc.) e internacionais (Habermas, Tocqueville, Arendt etc.). Conceituando-a, tem-se que a Gestão Social, que pode ser entendida como “[…] a tomada de decisão coletiva, sem coerção, baseada na inteligibilidade da linguagem, na dialogicidade e entendimento esclarecido como processo, na transparência como pressuposto e na emancipação enquanto fim último” (CANÇADO, 2011, p.99)1.

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc5qo-bwEjp7jG4SXfbOYpUBavX1ljHHuoHMIsgvXxuMeTW4A/viewform

Mais informações:  liegs.ccsa@ufca.edu.br

Visando promover uma formação discursiva dos conceitos de gestão social e afim de desenvolver uma compreenção temática, o curso abrange os seguintes objetivos:

  • Promover os conceitos de Gestão Social entre movimentos sociais, estudantes, professores, pesquisadores, cooperativas, sindicatos, associações e entidades no âmbito da Política Nacional de Assistência Social;
  • Propiciar formas inovadoras e criativas de desenvolvimento pessoal, social e profissional;
  • Capacitar gestores, técnicos e atores sociais para o tratamento inovador de assuntos públicos, como objeto de intervenção em projetos sociais;
  • Reconhecer os desafios atuais e as oportunidades à construção de políticas públicas que possibilitem a garantia dos direitos sociais e a conquista da cidadania;
  • Disseminar princípios éticos que contribuam para a valorização das diferenças étnicas e da diversidade cultural brasileira.

Os textos estarão disponíveis junto com as vídeo-aulas no ambiente Google Classroom (que faz parte do Google G Suite da UFCA). A cada módulo serão aplicadas avaliações sobre as temáticas trabalhadas. A cada três módulos também acontecerão fóruns de discussão (no Google Meet que também compõe o nosso G Suite institucional), com os autores dos módulos e especialistas nos temas, para debater com os participantes do curso as dúvidas sobre o tema. A interdisciplinaridade será buscada no conjunto do curso, referenciando possibilidades de interação entre as diversas disciplinas ofertadas, bem como nas atividades complementares que possam também ser interseccionais, trazendo discussões sobre gênero, juventude, etnia e diversidades.

Cada conjunto de três módulos ficará 10 dias no ar. Nesse período, o participante acessa na hora que puder. Ao final desses dias que os três módulos ficam acessíveis, o participante tem um fórum com os autores dos conteúdos (horário que ainda estamos fechando com os autores). Nos dois dias seguintes aos fóruns, o participante tem 48 horas para responder as três avaliações (uma para cada módulo). E assim, vai acontecendo para os três conjuntos de três módulos seguintes até o final do curso.

Abaixo segue o cronograma de aulas com seus respectivos conteúdos e datas:

Atividades

A carga horária do curso é de 120 horas, distribuídas em 12 módulos com vídeo-aulas, texto e avaliações.

A baixo segue o conteúdo  programático:

Modulos

 

Vagas
Esta segunda turma comportará até 250 inscritos.
Coordenador do curso
Prof. Dr. Jeová Torres Silva Júnior
Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA/UFCA
Secretaria – liegs.ccsa@ufca.edu.br
Realização
Universidade Federal do Cariri (UFCA) | Pró-reitoria de Extensão (PROEX)
Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS)