PROJETOS ATUAIS

Os projetos listados abaixo compõem as principais ações atuais do laboratório:

I – Ações de Pesquisa

1. Flexibilização das Relações de Trabalho na Economia do Compartilhamento: Um Estudo no Nordeste Brasileiro

Descrição: Esta pesquisa, iniciada em fevereiro de 2019 e com previsão de conclusão em janeiro de 2021, foi contemplada na Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 – Universal/Faixa A e também obteve êxito com a aprovação de Bolsistas de IC na Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), nas Pró-reitorias de Pesquisa das Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A pesquisa defende a hipótese que e o trabalhador da Economia do Compartilhamento está menos preocupado com direitos trabalhistas adquiridos e mais convicto da escolha e dos ganhos que tem do que aqueles que “legislam” em nome deles. Todavia, para chegarmos a comprovar esta conclusão, esta pesquisa se propõe, justamente, ouvir os trabalhadores da Economia do Compartilhamento, principalmente aqueles relacionados aos aplicativos de carsharing e carpooling e aos que estão atuando em espaços de coworking. Acreditamos que ai estão os públicos relevantes que podem apontar uma resposta para o nosso problema de pesquisa. Diante deste cenário, apresentamos como problema de pesquisa a compreensão de como se configuram as relações da força de trabalho resultantes das novas práticas e atividades no modelo de negócios da economia do compartilhamento? Nosso objetivo é, portanto, compreender e caracterizar as novas formas que o trabalho e as relações trabalhistas se apresentam no contexto da economia do compartilhamento. Esta pesquisa adotará simultaneamente, em relação as escolhas metodológicas, as estratégias e captura de dados através de pesquisa bibliográfica e documentais e uma etapa empírica da pesquisa em cidades da Região Nordeste: Fortaleza e Juazeiro do Norte, no Ceará; Natal, no Rio Grande do Norte; Recife, no Pernambuco; e Salvador, na Bahia. Em síntese, esperamos realizar levantamento de dados em organizações e com trabalhadores da Economia do Compartilhamento destas cidades, sobretudo que trabalham em coworking e sejam motoristas de empresas de aplicativos de mobilidade. Após analisados, estes dados podem ser relevantes para subsidiar politicas mais eficazes no trato das relações de trabalho e ações orientadas para este grupo de trabalhadores da Economia do Compartilhamento.

Coordenador: Prof. Dr. Jeová Torres

2. Escola Livre em Gestão Social: Formação Tecnológica para Processos de Políticas Públicas
Descrição: Este projeto de pesquisa, contemplado pela Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 – Universal/Faixa C, com previsão de execução entre fevereiro de 2019 e dezembro de 2021, busca construir e oferecer processos de formação livre e certificada em gestão social, nas modalidades presencial e a distância, por meio de percursos formativos, de natureza tecnológica, que visem, portanto, a transformação e ampliação das suas bases e de seus repertórios de conhecimento aplicado, para públicos específicos formados por praticantes em gestão social e suas áreas temáticas, envolvidos em processos de políticas públicas, inseridos particularmente no Centro-Oeste e Nordeste do país, composto sobretudo por gestores públicos locais, organizações sociais, organizações comunitária, conselhos locais e outras esferas de participação pública institucionalizada ou em vias de institucionalização. As principais áreas temáticas a serem trabalhadas, dentro da sua natureza tecnológica, além da própria gestão social, são: avaliação e monitoramento, elaboração de projetos, implementação de instrumentos de políticas públicas, instrumentos de participação democrática, problemas públicos, desenvolvimento territorial, gestão de conflitos, arte pública, economia do compartilhamento, dentre outros, envolvendo as noções de transversalidade em políticas públicas.

Coordenadora: Profa. Dra. Rosana Boullosa (UnB), parceira do Liegs. Esta pesquisa conta com um núcleo na UFCA, coordenado por pesquisadores do Liegs.

Saiba mais sobre a Escola Livre em Gestão Social clicando aqui.

Entre em contato pelo e-mail escolalivreemgestaosocial@gmail.com

3. Perspectivas e Desafios da Governança Metropolitana: Uma Análise Comparativa Brasil-Portugal

Descrição: Este o presente projeto de pesquisa, a ser executado entre setembro de 2018 e agosto de 2021, propõe a realização de uma análise comparativa entre Brasil e Portugal, que coloque em perspectiva o tema da governança metropolitana dando enfoque ao processo de consolidação desta nova territorialidade e à dinâmica da gestão destes espaços metropolitanos, bem como a sua contribuição para o desenvolvimento territorial e o aprimoramento das políticas públicas. Na Ciência Política e na Administração Pública, o planeamento e gestão das cidades e a sua densa rede urbana têm um papel de destaque na construção do saber científico. São nestes espaços que as manifestações de poder e as ações do Estado se materializam em políticas, programas, planos e projetos para o devido ordenamento do território e bem estar dos cidadãos. É neste locus, portanto, que as decisões políticas e as políticas públicas estão disponíveis para todos. Deste modo, a capacidade, a qualidade e a forma de governação que se estabelece para organizar e gerir os bens e passivos públicos [político, social e económico] devem ser escrutínio de estudos. A governança de Áreas e Regiões Metropolitanas (AM/RM) em Portugal e no Brasil, onde as cidades que mantêm relação económica se inserem, tendo como atores na governação, a sociedade civil organizada, assume um papel de relevo na definição e gestão das políticas públicas. O objetivo principal desta investigação será constituir um instrumento de avaliação da governança metropolitana e coesão social, tomando por base os modelos de administração metropolitana brasileiras (Cariri e Fortaleza) e portuguesas (Lisboa), que nos permita estabelecer indicadores de boa governança, dando enfoque ao papel de reforço da coesão sócio territorial nas AM/RM investigadas. No final desta investigação, espera-se, auxiliar a sociedade civil organizada, os gestores e membros das representações de governança das AM/RM, na formulação de projetos, programas e políticas públicas nos seus processos de tomada de decisão, contribuindo de forma inovadora no desenvolvimento científico, territorial e social. Trata-se de um projeto de pesquisa em rede, que será executado no âmbito da parceria firmada entre a Universidade Federal do Cariri, a Universidade Estadual do Ceará e Universidade de Lisboa. Referida rede visa à construção de uma ambiência interinstitucional de pesquisa e difusão de conhecimentos e experiências sobre a temática. Em termos operacionais, o projeto se estrutura a partir da organização de um grupo de pesquisadores em cada uma das universidades parceiras e da realização de missões de pesquisa/visitas técnicas às diferentes realidades metropolitanas investigadas tendo em vista o contato com as administrações metropolitanas e a coleta de informações, bem como intercâmbio científico entre as equipes de pesquisa, no âmbito da parceria firmada entre a Universidade Federal do Cariri, a Universidade Estadual do Ceará e Universidade de Lisboa.
Coordenação: Prof. Dr. Jeová Torres

4. A expansão do ensino superior brasileiro como estratégia de desenvolvimento territorial: o caso das novíssimas universidades federais

Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar como se efetivou, a partir da dimensão político-institucional, a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e da Universidade Federal do Sul Sudeste do Pará (UNIFESSPA) como estratégias de desenvolvimento territorial. Parte de um trabalho acadêmico desenvolvido sobre as condicionantes políticas e institucionais que criaram a Universidade Federal do Cariri (UFCA), no sul do Ceará. Esta instituição foi estruturada mediante uma necessidade local de vagas de ensino superior público e gratuito aliada à ação de diversos atores que, diante de diversos interesses e motivações, atuaram em prol da nova universidade no Cariri cearense. Um dos achados da pesquisa-base disse respeito ao fato de que a UFCA representou efetivamente uma política pública estratégica de desenvolvimento territorial, encampada pelo governo federal e viabilizada pelos atores sociais locais. Isso dotou a universidade de um caráter regional que vai além do seu nome. O que esta proposta de pesquisa quer saber é se há convergências e divergências com o caso das outras três novíssimas universidades federais brasileiras, tal como a UFCA. Para tanto, terá como abordagem a pesquisa qualitativa, estruturada por meio de um estudo de caso. Como fontes de dados, serão selecionados documentos, bibliografia e realizadas entrevistas. A análise será realizada pela triangulação dos dados, técnica principal, e pela arena de atores, técnica complementar. Após três anos de execução da pesquisa, os resultados serão úteis para se descobrir os meandros de criação de cada instituição universitária, diante da perspectiva político-institucional do desenvolvimento territorial, além de estruturar um modelo comparativo com a UFCA e, assim, traçar aprendizagens e conhecimentos sobre esses fenômenos institucionais brasileiros.

Coordenação: Prof. Dr. Ives Tavares

Entre em contato pelo e-mail pesquisanufes.ccsa@ufca.edu.br.

5. Uma análise do uso dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) na Universidade Federal do Cariri

Descrição: O projeto se insere no campo de estudo das políticas de avaliação externa desenvolvidas no contexto da educação superior brasileira tendo como foco o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Tem como objetivo geral analisar de que forma os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes têm contribuído para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação da Universidade Federal do Cariri..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Coordenação: Profa. Dra. Jaqueline Dourado

6. Desafios à Consolidação de Arranjos Institucionais de Governança Urbana: uma análise na Região Metropolitana do Cariri

Descrição: O projeto propõe uma análise do arranjo institucional configurado pela Região Metropolitana do Cariri (RMC) tendo em vista (1) caracterizá-lo em termos de estrutura e composição; (2) identificar as potencialidades e desafios da sua consolidação enquanto estratégia de desenvolvimento territorial e (3) verificar como se dá a interlocução dos poderes públicos com atores não-governamentais no trato das questões metropolitanas. Trata-se de projeto apoiado no âmbito do PIICT/UFCA, na modalidade PIBIC.

Coordenação: Prof. Dr. Raniere Moreira

Conheça mais sobre o Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios (LACITE) clicando aqui.

7. Carreira feminina em universidade brasileiras: uma análise a partir do Fenômeno Abelha Rainha

Descrição: No ambiente universitário, as mulheres podem avançar na carreira assumindo posições na gestão e / ou desenvolvendo-se no âmbito acadêmico-científico. Estudos recentes que analisaram mulheres em cargos de chefia em universidades mostram que sua inclusão nesses cargos ainda é baixa, dado o grande progresso educacional que eles realizaram e sua ampla presença como estudantes nas universidades (Siqueira, 2016; Fialho et al. Al. 2018). Semelhante ao mundo da gestão, o contexto científico ainda não é muito acolhedor para as mulheres, onde se observa a desigualdade horizontal e vertical entre os sexos (Van Veelen, Derks, 2019, Rodrigues, Guimarães, 2016, Aguinis, Ji, Joo, 2018). Dito isto, este projeto tem como objetivo: analisar se o fenômeno da abelha rainha pode ser observado entre as mulheres que ocupam os postos de maior status em contextos gerenciais e / ou acadêmico-científicos nas universidades federais brasileiras.

Coordenação: Profa. Dra. Rebeca Grangeiro

II – Ações de extensão

1. Observatório das Cidades do Cariri

Mais informações podem ser obtidas clicando aqui.

Coordenação: Prof. Dr. Raniere Moreira

2. ENACTUS UFCA

Descrição: Programa de Extensão ENACTUS – UFCA iniciou suas atividades em 2009, ns com o propósito de apoiar a transformação socioeconômica em comunidades, na Região do Cariri cearense (Sul do estado), com vulnerabilidade através de projetos que podem gerar trabalho e renda, além de melhorar as condições sociais de vida do público apoiado. A ENACTUS – UFCA é parte da Rede Enactus Brasil, um dos 37 países ao redor do mundo que opera os programas Enactus. Por seu turno, a Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora. Por meio da rede, estudantes, professores e líderes empresariais promovem atividades para o desenvolvimento comunitário colocando capacidade e talento das pessoas em foco, fazendo da ação empreendedora uma ferramenta que transforma vidas. É reproduzido este modelo que atua o Programa ENACTUS – UFCA em três ações de extensão: Bio +, Mulecas e REDAE.

Coordenação: Prof. Dr. Jeová Torres.

Acesse a página do Enactus UFCA no Facebook© clicando aqui e na página oficial da Enactus aqui.

3. Profeto UFCão

Descrição: O Projeto UFCão visa através de suas atividades conscientizar a comunidade, interna e externa à Universidade Federal do Cariri, sobre a questão socioambiental dos animais de rua. Essas atividades possuem um caráter de gestão educativa cujas abordagens temáticas envolvem: a problemática do abandono de animais, seja na rua ou em espaços públicos, informações sobre alimentação, saúde, comportamento, ações do centro de zoonose, bem como sobre as zoonoses, castração, adoção responsável, benefícios no convívio com os animais, seja em ambiente doméstico como em tratamento de saúde de humanos, assuntos sugeridos pela própria comunidade, o aspecto criminal do abandono e maus tratos, apresentação do voluntariado da causa animal por entidades existentes na Região do Cariri e dentre outras temáticas envolvidas nesse contexto. O Projeto UFCão acredita que com suas atividades contribuirá para a educação da comunidade e assim faremos das pessoas envolvidas no processo multiplicadores do conhecimento e assim auxiliará para a existência de uma esfera saudável de convívio, respeito e tolerância, envolvendo a comunidade e colaboração dela com a problemática socioambiental do abandono de animais.

Coordenação: Profa. Dra. Rebeca Grangeiro

Conheça mais o projeto clicando aqui ou acesse os perfis no Facebook© neste link ou no Instagram© neste link.