NÚCLEO DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – CARIRI (NEDET)

12193604_1656642031285716_3893797190242419107_n

Os Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial são unidades administrativas com função de apoiar ações de extensão e de assessoramento técnico aos Colegiados Territoriais e demais atores dos territórios rurais. É um instrumento que vincula-se à estratégia de fortalecimento e consolidação da abordagem territorial da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O programa foi implementado por meio da articulação institucional e operacional de Universidades Públicas Federais e Estudais, dos Institutos Federais de Educação Tecnológica, das instâncias de gestão social dos territórios e da SDT. Esse projeto surgiu por intermédio da parceria estabelecida entre a SDT/MDA, Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O processo de constituição desses núcleos foi dividido em 2 etapas, sendo que na primeira, ocorrida em 2013, foram aprovados 11 projetos de 9 universidades, para alcançar 51 territórios em 8 estados com 135 pessoas envolvidas. A segunda etapa aconteceu em 2014 para atender 138 territórios, com 90 projetos aprovados de 48 universidades em 24 estados com 511 pessoas envolvidas. Ao todo há 101 projetos em andamento, em 189 territórios rurais, 54 universidades ou institutos federais em 27 unidades da federação com o envolvimento direto de 648 pessoas nas atividades no âmbito dos territórios rurais.

A Universidade Federal do Cariri (UFCa), por meio do Observatório de Políticas Públicas para Territórios (OPPTE), integra a estratégia NEDETs através das equipes Cariri e Centro Sul/Vale do Salgado, com a primeira atuando junto ao Território da Cidadania do Cariri e a segunda atuando no Território Rural Centro Sul/Vale do Salgado. As atividades das duas equipes estão sob a coordenação geral da professora Verônica Salgueiro.

 

As ações dos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial [NEDETs], vinculados ao Observatório de Políticas Públicas para Territórios [OPPTE] da Universidade Federal do Cariri [UFCa] estão focadas em três grandes objetivos/frentes de atuação:

[1] Fortalecimento da Gestão Social nos processos de organização, funcionamento e governança das diversas instâncias colegiadas dos territórios da Cidadania do Cariri e Rural do Centro Sul/Vale do Salgado.

[2] Fomento as estratégias de inclusão produtiva, desenvolvimento sustentável e convivência com o Semiárido.

[3] Incentivo à participação das mulheres e juventude rurais nos colegiados territoriais dos territórios da Cidadania do Cariri e Rural do Centro Sul/Vale do Salgado.

De acordo com a CHAMADA CNPq/MDA/SPM-PR Nº 11/2014, que tem como objeto o apoio à implantação e manutenção dos NEDETs, cada equipe deverá realizar, no mínimo, as seguintes atividades:

[1] Levantamento de informações, visando o acompanhamento e avaliação da execução das ações propostas e dos projetos apoiados pela SDT/MDA no território.

[2] 

Registro e acompanhamento, a  partir  de  sistema  específico,  das  informações  sobre  a composição, funcionamento  e  agenda do  Colegiado Territorial  e  sobre  a  execução  de projetos  apoiados  pela  Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário [SDT/MDA],  visando  subsidiar  os  Colegiados  e  a  SDT  com resultados do acompanhamento, monitoramento e avaliação para o aperfeiçoamento do processo de gestão da estratégia de desenvolvimento territorial.

[3] 

Assessoria aos Colegiados Territoriais que integram o Programa Territórios da Cidadania – PTC [e Programa Territórios Rurais – PTR] na implementação de metodologia que visa a efetivação das ações e articulação com instâncias municipais, estaduais e federais e a implementação da matriz de gestão do PTC e PTR.

[4] Assessoria aos Colegiados na implementação de metodologia para elaboração, articulação e monitoramento da Matriz de Gestão Territorial do Plano Safra;

[5] 

Realização, em sintonia com as ações propostas pela SDT, um conjunto de reuniões da institucionalidade territorial envolvendo as instâncias do Colegiado Territorial [núcleos diretivos e comitês setoriais e câmaras técnicas], as plenárias dos colegiados e suas instâncias e reuniões de promoção da participação de mulheres rurais nos Colegiados Territoriais.

[6] Apoio a atividades de pesquisa sobre temas relacionados à articulação e implementação de políticas públicas de desenvolvimento rural e inclusão produtiva, com abordagem territorial.

 

EQUIPES

 

Coordenação geral:

Verônica Salgueiro do Nascimento

 

NEDET Cariri:

Coordenação | Waléria Maria Menezes de Morais Alencar

Assessor Territorial de Gestão Social (ATGS) | Antonio Joelmir Pinho

Assessora Territorial de Gestão Social (ATGS) | Lúcia Maria de Araújo

Assessora Territorial de Gênero (ATGE) | Cícera Mônica da Silva Sousa Martins

Assessor Territorial de Inclusão Produtiva (ATIP) | Samara Souza Maciel

Assessora Territorial de Inclusão Produtiva (ATIP) | Josefa Cícera Martins Alves

Bolsista Extensão | Maria Alane Pereira de Brito

Bolsista Extensão | Rejane de Sousa Lima

 

NEDET Centro Sul/Vale do Salgado

Coordenação | Gledson Alves Rocha

Assessor Territorial de Gestão Social (ATGS) | Ives Romero Tavares do Nascimento

Assessora Territorial de Gestão Social (ATGS) | Poliana de Luna Nunes Barreto

Assessora Territorial de Gênero (ATGE) | Eva Regina do Nascimento

Assessora Territorial de Inclusão Produtiva (ATIP) | Adélia Alencar Brasil

Bolsista Extensão | Francisco Eduardo Lemos

 

Nedet Cariri

ascom.nedetcariri@gmail.com | No facebook

Nedet Centro Sul/Vale do Salgado

ascom.nedetcsvs@gmail.com | No facebook

 

Site: https://nedetsufca.wordpress.com/nedets/