O Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social – Liegs – participou ontem, na noite de 24 de janeiro de 2024, do primeiro dia do I Encontro dos Grupos de Pesquisa do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri (CCSA/UFCA).

Na ocasião, o prof. Ives Nascimento (pesquisador e líder do Liegs no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq), quatro bolsistas de Iniciação Científica – Felipe Fideles, Ramilis Chaves e Hellen Pereira (do Curso de Administração Pública e Gestão Social) e Leonardo Forte (do Curso de Medicina) e um bolsista de Iniciação Científica do Ensino Médio – Antônio Pereira (da Escola de Ensino Integral Antônio Mota, em Antonina do Norte, Cariri cearense) apresentaram algumas das iniciativas de pesquisa científica que o Liegs desenvolve atualmente no âmbito da UFCA em parceria com instituições de ensino nacionais (como a Universidade Federal da Bahia – UFBA – e a Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB) e internacionais (a exemplo da Universidade de Lisboa, em Portugal, e a Universidade de Paris-Sorbonne e o Conservatoire National des Arts et Métier, na França).

Fonte: Ives R. T. Nascimento

Destaque é dado para o relato dos bolsistas: foi comentado que, para além das oportunidades de aprendizagem numa ação de pesquisa, a participação discente nas ações do Liegs proporciona a melhora na desenvoltura pessoal e profissional, o aprimoramento das relações em ambientes formais e as vantagens de se atuar num espaço plural e heterogêneo. Para Antônio Pereira, bolsista do ensino médio, estar na equipe de uma ação universitária tem a vantagem de ser um elo entre o ensino médio e o superior, de modo a apresentar-lhe as oportunidades da universidade.

Organizado pelo ITSLab – Grupo de Pesquisa em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, vinculado ao CCSA, o evento tem como objetivo central a apresentação das atividades desenvolvidas pelos grupos de pesquisa do Centro e debater as experiências de cada núcleo participante.

A programação do evento é a seguinte: