O Liegs mantém disponível para todos os interessados o Curso de Extensão em Gestão Social num formato livre, gratuito, universalmente acessível.

Depois do sucesso da primeira turma deste curso em 2017, e de um curso lançado em 2020 durante a emergência sanitária de Covid-19, que teve 26.512 inscritos de todo o país, o Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS/UFCA) divulga em 2024 os vídeos da formação.

Apesar de não receber novas turmas e não certificar a conclusão de qualquer interessado, o curso promovido pelo LIEGS faz parte de um conjunto amplo de ações de extensão à distância que a Pró-reitoria de Extensão da UFCA está disponibilizando para a sociedade como contribuição científica da instituição para o Cariri, o Ceará, o Brasil e o mundo.

O curso de Extensão em Gestão Social busca promover a formação para discussão dos conceitos de Gestão Social e temas afins visando contribuir para a melhor compreensão do tema e de que maneira a Gestão Social é relevante no envolvimento, nos processos de decisão e na participação da sociedade civil na gestão e governança públicas.

A Gestão Social é um campo de conhecimento cujo desenvolvimento acontece no Brasil desde os anos 90 do século passado. Pode-se dizer que é basicamente uma teoria nacional. As suas bases teóricas, porém, são fundamentadas em autores nacionais (Guerreiro Ramos, Paulo Freire etc.) e internacionais (Habermas, Tocqueville, Arendt etc.). Conceituando-a, tem-se que a Gestão Social, que pode ser entendida como “[…] a tomada de decisão coletiva, sem coerção, baseada na inteligibilidade da linguagem, na dialogicidade e entendimento esclarecido como processo, na transparência como pressuposto e na emancipação enquanto fim último” (CANÇADO, 2011, p.99).

Visando promover uma formação discursiva dos conceitos de gestão social e afim de desenvolver uma compreenção temática, o curso abrange os seguintes objetivos:

• Promover os conceitos de Gestão Social entre movimentos sociais, estudantes, professores, pesquisadores, cooperativas, sindicatos, associações e entidades no âmbito da Política Nacional de Assistência Social;
  • Propiciar formas inovadoras e criativas de desenvolvimento pessoal, social e profissional;
  • Capacitar gestores, técnicos e atores sociais para o tratamento inovador de assuntos públicos, como objeto de intervenção em projetos sociais;
  • Reconhecer os desafios atuais e as oportunidades à construção de políticas públicas que possibilitem a garantia dos direitos sociais e a conquista da cidadania;
  • Disseminar princípios éticos que contribuam para a valorização das diferenças étnicas e da diversidade cultural brasileira.

Recomendamos o contato com o Liegs por meio do e-mail liegs.ccsa@ufca.edu.br e diretamente com os professores que fizeram parte dessa nossa formação junto conosco.

Os demais vídeos estão disponíveis nesta Playlist (em uma nova página) no YouTube. Visite o canal oficial do Liegs.