METODOLOGIA DE TRABALHO:

O processo de trabalho do LIEGS será orientado, em quatro eixos (Pesquisa, Publicação, Formação e Consultoria) a partir de duas perspectivas geradoras:

a) Demandas provocadas – tanto no ambiente urbano quanto no ambiente rural – pelos agentes públicos, organizações da sociedade civil e outros atores envolvidos com a promoção do desenvolvimento territorial, do cooperativismo e da economia solidária, que levará o programa a prestação de serviços (avaliações, assessorias, consultorias, pesquisas e capacitações);

b) Processos de inquietação e de percepção de vácuos de conhecimentos pelos pesquisadores envolvidos no programa que redundarão na produção de alguns estudos e pesquisas acadêmicas.
Na execução das ações, independente da perspectiva geradora, sempre que possível se buscará a aproximação da prática com a teoria. Dentre os métodos a serem utilizados na execução das ações estão: pesquisa-ação, análise de discurso, análise das representações sociais e estudo de casos.

Finalmente, três premissas serão observadas nas ações do LIEGS. Primeiro, o viés interdisciplinar (a participação de várias áreas do conhecimento na análise e execução das ações); Segundo, a participação dos atores (os atores envolvidos nas ações serão impulsionados a participar em diversos momentos); e terceiro, o envolvimento direto e indireto de estudantes dos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado das universidades participantes do programa (Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal do Tocantins).