O Curso de Especialização em Economia Solidária, Inovação e Gestão Social (EESIGS) é fruto da cooperação internacional entre a Universidade Federal do Cariri (UFCA, Brasil) e o Conservatoire National des Arts et Métiers (Cnam, França) que articularam seus respaldos institucionais e a capacidade de suas equipes técnicas.

A UFCA é uma instituição federal de ensino superior (IFES), localizada no sul do Ceará (a 460 km da capital, Fortaleza), Ela é composta por cinco campi (Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Icó), a Universidade baseia suas ações sobre o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e a Cultura. Cerca de 70% dos seus quase 4 mil estudantes são oriundos de famílias com baixos rendimentos da região do Cariri cearense. A UFCA foi oficialmente criada como IFES em 2013. Apesar da curta trajetória, a instituição já soma, 25 graduações presenciais e 06 graduações à distância; 07 especializações presenciais (seis deles em Residência Médica) e 07 especializações à distância, 04 mestrados e 01 doutorado. A UFCA tem professores e pesquisadores qualificados para abordarem as três temáticas-chaves do curso, sendo que em gestão social a UFCA é uma das instituições de referência para o tema. A UFCA executará o curso através do Laboratório Interdisciplinar Estudos em Gestão Social (LIEGS), grupo de pesquisa e programa de extensão vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), em articulação com o Centro de Educação a Distância (Cead). Mais sobre a UFCA em: https://www.ufca.edu.br/

Por seu turno, amparado no acordo de cooperação com a UFCA, o CNAM de Paris será uma das instituições realizadoras do curso. O CNAM é uma instituição de ensino superior e pesquisa francesa do tipo “Grandes Escolas” que tem sua fundação no final do século XVIII. O Cnam abriga um amplo espectro de graduações, mestrados e doutorados, em mais de 500 percursos de formação distintos nas diversas áreas do conhecimento, além de 22 laboratórios de pesquisa. O Cnam tem em seus quadros professores e pesquisadores que são reconhecidos como referência em economia solidária e inovação social no território francês e em nível internacional. O escopo internacional do Cnam foi definido como uma parte essencial do desenvolvimento da instituição. O Cnam já oferece cursos de mestrado, certificados de especialização e participam de projetos em caráter internacional, através de parcerias com governos e instituições de ensino superior nas Américas, África, Ásia e Europa. Toda esta experiência internacional agora estará inserida no convênio que proporcionará este curso de especialização com a UFCA. Mais sobre o Cnam em: https://www.cnam.fr/.

Além das instituições organizadoras principais, a realização do curso EESIGS passa pela articulação da UFCA e do Cnam com duas outras instituições na condição de instituições parceiras associadas que serão fundantes para o desenvolvimento das suas epistemologia, metodologia e pedagogia. Assim, são parceiros institucionais associados o Ateliê de Humanidades e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) – através do Núcleo de Estudos Aplicados a Organizações de Utilidade Social (NOUS) e da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial (ITES).

A parceria com a UFBA, na temática proposta para este curso, ocorre sobretudo através dos professores e pesquisadores do Núcleo de Estudos Aplicados a Organizações de Utilidade Social (NOUS) e da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial (ITES). O NOUS e a ITES são dois núcleos de extensão e pesquisa vinculados à Escola de Administração da UFBA. A colaboração institucional que envolve pesquisadores desses centros de estudos da UFBA e núcleos de pesquisa da UFCA, como o LIEGS e a ITEPS, já tem mais de 15 anos de trabalho em ações desenvolvidas nos temas da economia solidária, do cooperativismo popular e da gestão social. Deste modo, é evidente que a UFBA, através do NOUS e da ITES, seria uma parceira imediata para se associar a UFCA e ao Cnam na proposição deste curso. Mais sobre a EAUFBA em: https://ea.ufba.br.

O Ateliê de Humanidades é uma instituição em rede de livre estudo, pesquisa, escrita e formação, voltada à produção e publicação de conhecimento em filosofia e ciências humanas, constituindo-se como uma iniciativa ao mesmo tempo alternativa e complementar ao sistema formal de ensino superior. O Ateliê de Humanidades mantém séries especializadas na publicação de estudos em filosofia e ciências humanas e sociais. A relação institucional proporcionada para este curso , prevê o Ateliê de Humanidade como entidade técnica de suporte na produção e difusão dos produtos escritos e audiovisuais, em formato de vídeo e podcasts, enquanto parte da avaliação dos estudantes, nas redes sociais e site da instituição. Mais sobre o Ateliê de Humanidades em: https://ateliedehumanidades.com/.

Outras informações podem ser acessadas na página da Especialização no Ateliê de Humanidades (link para outra página) e com a leitura do Edital 11/2024 (link para uma nova página), que rege o processo seletivo da turma.