ISSN 2317-0689

O X Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (ENAPEGS 2018), organizado pela Rede de Pesquisadores em Gestão Social (RGS) em parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA). Aconteceu entre os dias 20 e 24 de maio, em Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará, com a finalidade de compartilhar ideias, discutir e refletir sobre os diversos desafios que nos circundam, na academia e na sociedade. Na ocasião, também celebrou-se os 11 anos de atuação da RGS, e a volta à cidade de origem do I ENAPEGS, ocorrido em 2007.

O tema dessa edição, “Diálogo como Resistência: gestão social, crises e futuro das democracias”, evoca o cenário atual de fragilização dos pilares da democracia e, sobretudo, a análise crítica acerca deste fenômeno que estamos vivenciando. Aliado a esta mesma conjuntura de comprometimento das bases da democracia se verifica uma redução da opção pelo dialogo, da possibilidade de exposição do contraditório e da afirmação de arenas de participação para diversas manifestações.

Nos 05 dias de evento, a programação do ENAPEGS 2018 contou com 08 conferencistas nacionais e internacionais e 42 painelistas referências nos seus temas distribuídos nas 04 conferências e 15 painéis temáticos. Foram submetidos 290 trabalhos, entre artigos e relatos de experiências, para os 07 eixos temáticos. A comissão de avaliadores selecionou 43,44% destes trabalhos, 126 artigos e relatos de experiencia, para apresentação nas 31 sessões.

Além destas atividades tradicionais, para fortalecer o caráter inovador e experimental dos ENAPEGS, criamos o I Ateliê de Pós-Graduação, para que os mestrandos e doutorandos no/do campo da Gestão Social pudessem submeter seus projetos de dissertações e teses visando discutirem e obter contribuições de pesquisadores seniores na área. Em duas sessões foram apresentados os 08 projetos de pesquisa selecionados. Ademais, transformamos e organizamos as sessões das oficinas e mini-cursos, que já aconteciam de modo articulado com as sessões de artigos e relatos, em uma nova atividade para ser obter a atenção que a especificidade que aquelas sessões mereciam. Aproveitamos a expertise e propósitos da Escola Livre em Gestão Social para reestruturar e nomear esta atividade que contou com 06 oficinas, 02 mini-cursos e 02 mesas redondas, no ENAPEGS 2018.

Nesta mesma perspectiva de experimentar e/ou continuar as novas atividades exitosas de edições anteriores, realizamos o II Cine Gestão Social (a 1ª edição aconteceu no VIII ENAPEGS 2014, em Cachoeira/BA), com 2 programas de exibição e debate dos 7 filmes de curtas-metragens selecionados pela equipe de curadoria. Também, retomando a ótima experiência da edição de 2014, fizemos uso de uma moeda social no ENAPEGS 2018. Todos os inscritos tiveram parte do valor da suas inscrição destinados ao lastro da moeda e durante o credenciamento recebiam o seu percentual de lastro na moeda social Kariris (K$). Criamos esta moeda para estimular o público do evento para usá-las no consumo dos produtos dos 41 empreendedores expositores na Feira Cariri Criativo & de Produtores Agroecológicos. Esta feira foi realizada durante os 05 dias do evento e ajudamos a circular mais de K$ 6.800,00 (equivalendo o mesmo em R$), ficando esse valor com os empreendedores locais.

Como se percebe, o ENAPEGS é mais que um congresso científico. É um grande evento de discussões, relacionamentos e troca de experiências acadêmicas, técnicas e profissionais. Nos ENAPEGS convertemos os conceitos, preceitos, princípios e valores da Gestão Social e da RGS em atividades praticas que consideram as dimensões social, econômica, política, cultural e ambiental que tanto elevamos em nossos textos, conteúdos de ensino, extensão e pesquisas. Nos arquivos que você acessará nos Anais (ISSN 2317-0689) do X Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (ENAPEGS 2018), certamente, refletem-se estes atributos.
Boa busca. Boa leitura. Bom estudo. Boa pesquisa. Boa experiência.

Prof. Dr. Francisco Raniere Moreira da Silva
Coordenador Cientifico do X ENAPEGS

Prof. Dr. Jeová Torres da Silva Júnior
Coordenador Geral do X ENAPEGS