Dr. Raniere Moreira

Artigos

SILVA, Francisco Raniere Moreira da; NASCIMENTO, Diego Coelho. Funções Públicas de Interesse Comum e Governança na Região Metropolitana do Cariri. REDES (SANTA CRUZ DO SUL. ONLINE), v. 25, p. 1096-1122, 2020. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/article/view/15246

ARRAIS, Estêvão Lima; NASCIMENTO, Ives Romero Tavares do; SILVA, Francisco Raniere Moreira da. A OMISSÃO DO ESTADO NA GESTÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO MUNICIPAL EM ACOPIARA/CE: REFLEXOS SOCIOECONÔMICOS A PARTIR DE PERCEPÇÕES LOCAIS. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 8, p. 68-82, 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/3908

Livro

FISCHER, Tânia ; SOARES, R. M. F. ; SILVA, Francisco Raniere Moreira da . A abordagem co-criativa de planejamento para habitações sociais: o Plano Decenal do Bosque das Bromélias. 1. ed. Salvador: CIAGS/UFBA, 2017.

Capítulos de Livro

FEITOSA, Sara Magna Lacerda; SILVA, Francisco Raniere Moreira da. DESAFIOS DA INCLUSÃO PRODUTIVA EM GRUPOS VULNERABILIZADOS INTEGRANTES DO CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM JUAZEIRO DO NORTE/CEARÁ. In: Victoria Régia Arrais de Paiva; Eduardo Vivian da Cunha; Maria Alane Pereira de Brito. (Org.). Semeando o esperançar: desafios da incubação de uma outra economia. 01ed. Juazeiro do Norte: ITEPS-UFCA, 2021, v. 01, p. 229-244.

FISCHER, Tânia; SILVA, Francisco Raniere Moreira da; SOARES, Rodrigo Maurício Freire. A Construção Estratégica de um Território na Periferia de Salvador-Bahia-Brasil: mobilizações do presente e futuros possíveis. In: RIBEIRO, Núbia Moura; SOUZA, Claudio Reynaldo Barbosa de; FREITAS, Allan Edgard Silva. (Org.). Ecossistemas de Inovação: Análise para além das fronteiras. 1ed. Salvador: EDIFBA, 2019, v. 1, p. 179-194.

SILVA, Francisco Raniere Moreira da. Gestão Social em Redes Interorganizacionais. In: OLIVEIRA NETO, João Martins; SILVA JÚNIOR, Jeová Torres (Org.). Gestão social. 1ed. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2017.

2. Projeto atual

Pesquisa

Índices de Boa Governança e Coesão Socioterritorial em Áreas e Regiões Metropolitanas (AM/RM) de Portugal e Brasil: O caso da AM de Lisboa (Portugal) e das RMs do Cariri e Fortaleza (Brasil).

Resumo: Projeto de pesquisa em rede interinstitucional com o objetivo de construir um instrumento de avaliação da governança metropolitana e coesão social, tomando por base os modelos de administração metropolitana brasileiras (Cariri e Fortaleza) e portuguesas (Lisboa), que possibilite estabelecer indicadores de boa governança, dando enfoque ao papel de reforço da coesão socioterritorial nas AM/RM investigadas.

Palavras-chave: governança; coesão social; gestão metropolitana; desenvolvimento territorial

Pesquisadores: Francisco Raniere Moreira da Silva – Coordenador / Jeová Torres Silva Jr – Integrante / Ives Romero Tavares do Nascimento – Integrante / Diego Coelho do Nascimento – Integrante / Dimas de Castro e Silva Neto – Integrante / Pedro Miguel Moreira da Fonseca – Coordenador / Joaquim Manoel Crocca Caeiro – Integrante / João Martins de Oliveira Neto – Integrante / José Hermano Batista de Carvalho – Coordenador / Samuel Façanha Câmara – Integrante / Denio Igor Silva de Pontes – Integrante / Priscila Araújo da Silva / Integrante

Instituições envolvidas: UFCA (LIEGS, LaCITE, LAURBS); ISCSP-ULisboa; PPGA-UECE

Financiador(es): Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP-ULisboa); Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI-UFCA)

Fortalecimento da Governança Interfederativa em Municípios da Região Metropolitana do Cariri.

Resumo: A ação se insere no Programa de Fortalecimento das Capacidades Governativas dos Entes Subnacionais (PFCG), do Ministério do Desenvolvimento Regional, e propõe o desenvolvimento de ações de fortalecimento da governança interfederativa entre os 09 (nove) municípios da Região Metropolitana do Cariri (RM Cariri) no âmbito da gestão metropolitana e das funções públicas de interesse comum. A proposta constitui um desdobramento e expansão do projeto “Diagnóstico da Governança Interfederativa nos Municípios da Região Metropolitana do Cariri”, executado no ano de 2021, contemplando a manutenção do objeto e ampliando o escopo do projeto, tendo em vista: (i) os fatores observados durante a execução da ação em 2021, (ii) as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), notadamente os seus dois primeiros objetivos prioritários, e do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE); (iii) as linhas de ação expressas na PORTARIA Nº 2.652/2019 que institui o PFCG. O projeto também está em consonância com a agenda global das nações unidas para o desenvolvimento sustentável, contribuindo diretamente para os ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; 10 – Redução das Desigualdades; 13 – Combate às Alterações Climáticas e 17 – Parcerias em Prol das Metas.

Palavras-chave: governança interfederativa; regiões metropolitanas; gestão compartilhada; funções públicas de interesse comum

Pesquisadores: Francisco Raniere Moreira da Silva – Coordenador / Jeová Torres Silva Jr – Integrante / Ives Romero Tavares do Nascimento – Integrante / Diego Coelho do Nascimento – Integrante / João Martins de Oliveira Neto – Integrante / Maykon Oliveira Monte – Integrante

Instituições envolvidas: UFCA (LIEGS, LaCITE, LAURBS); PFCG-MDR

Financiador(es): Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR)

Extensão

Observatório das Cidades do Cariri

Resumo: O  Observatório  das  Cidades  do  Cariri  é  um  programa  de  extensão  vinculado ao  Curso  de Administração Pública e Gestão Social da UFCA, que visa contribuir para a ampliação da participação cidadã no trato das questões urbanas e na gestão da cidade, por meio do delineamento de estratégias e instrumentos que favoreçam a reflexão, a construção coletiva de ações e a incidência nas políticas públicas voltadas ao desenvolvimento das cidades que formam a Região Metropolitana do Cariri, com foco nos municípios do Eixo CRAJUBAR. O Programa é uma iniciativa do Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios (LaCITE/UFCA), em parceria com o Laboratório Interdisciplinar de estudos em Gestão Social (LIEGS/UFCA). A iniciativa ganha relevância no contexto atual, de consolidação da Região Metropolitana do Cariri, fortalecendo a atuação estratégica da UFCA como um agente indutor dos processos de desenvolvimento do território e contribuindo diretamente para o cumprimento da sua missão institucional. Adicionalmente, a atuação do Observatório possui alinhamento com a agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, contribuindo diretamente para 5 ODS, quais sejam: 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; 10 – Redução das Desigualdades; 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico; 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes e 17 – Parcerias e Meios de Implementação. Para tanto, definem-se 3 eixos estratégicos, quais sejam: Articulação em rede; formação cidadã e comunicação e difusão de informações.

Palavras-chave: gestão de cidades; democracia participativa; cidadania ativa; insurgências urbanas

Pesquisadores: Francisco Raniere Moreira da Silva / Hermano José Batista de Carvalho / Louise Gomes / Vanessa Veras

Instituições envolvidas: UFCA (LIEGS, LaCITE); LAGIC-UECE; IPLANFOR-Observatório de Fortaleza

Financiador(es): Pró-Reitoria de Extensão (PROEX-UFCA); CNPq; IDESCO-UECE

Cultura

Cidades em Debate

Resumo: O Projeto CIDADES EM DEBATE é uma iniciativa do Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios (LACITE) em parceria com o Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS), que visa fomentar a discussão de questões ligadas à problemática urbana e à gestão da cidade, por meio de ações que favoreçam a reflexão e o debate coletivo sobre aspectos do desenvolvimento das cidades que formam a Região Metropolitana do Cariri.

Palavras-chave: gestão de cidades; fato urbano; políticas urbanas; desenvolvimento territorial

Pesquisadores: Francisco Raniere Moreira da Silva – Coordenador / João Martins de Oliveira Neto – Integrante

Instituições envolvidas: UFCA (LIEGS, LaCITE);

Financiador(es): Nenhum

3. Bolsistas sob orientação

Determinar qual(is) bolsista(s) estão vinculados a essa ação junto ao Liegs, se for o caso.

4. Mídias sociais

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2730899546469789

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5676-4961

5. Grupo de estudos

Grupo de Estudos em Gestão de Cidades

Encontros quinzenais, na terça-feira, 15h – Sala M212

6. Parcerias e financiamento

Indicar parceiros institucionais que apoiam e/ou financiam sua ação no âmbito do Liegs (ou em parceria com o Laboratório).

Já indicados no âmbito de cada projeto