O  Andanças Culturais visa à interação entre estudantes de ensino superior da Universidade Federal do Cariri (UFCA) com a cultura regional através de visitas planejadas em ambientes que registram fatos históricos, sociais, políticos, econômicos e culturais da região do Cariri. O projeto é coordenado pelo Programa de Educação Tutorial (PET-ADM) em parceria com o Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS).

Foto retirada pelo bolsita Wanderson Felix.

Foto retirada pelo bolsista Wanderson Felix.

A primeira visita histórico-cultural acontecerá no Caldeirão da Santa Cruz do Deserto,   situado no munícipio de Crato. Esta comunidade ganhou destaque por conta da luta e resistência dos seus integrantes, bem como pelo  modo de vida adotado. Sendo constituído principalmente pelo coletivismo, o que proporcionou uma boa qualidade de vida aos seus habitantes durante uma década, até a sua punível destruição em 1936.

A ida será em 12 de Maio no período da manhã, com saída às 7:00h e retorno ao meio dia . Os locais de partida são:

– Praça do Giradouro para os residentes do Juazeiro; As 7:00h.

– Largo da RFFSA para os residentes do Crato; As 7:30h.

Após isso, haverá um debate sobre as experiências da visita no dia 16 de Maio,  na Universidade Federal do Cariri -UFCA (14:00h  na sala 72, campus Juazeiro do Norte). Quem se sentir a vontade poderá participar das produções de textos acadêmicos junto com a equipe do projeto, que será iniciada  a partir do dia 18 de Maio no mesmo horário, local e período do debate ( 14:00h  na sala 72, UFCA campus Juazeiro do Norte).

A carga horária de certificação será dada em 4h de visita + 2h do debate + 24h para elaboração do texto científico, resultando num total de 30h.

Atenção,  as inscrições só poderão ser realizada pelo forms: clique aqui.