INCUBADORA TECNOLÓGICA DE EMPREENDIMENTOS POPULARES E SOLIDÁRIOS (ITEPS)
A ITEPS, enquanto projeto de extensão, terá suas ações coordenadas pelo programa de extensão: Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS). O objetivo geral da ITEPS é desenvolver ações estratégicas e integradas que orientem a inserção de empreendimentos produtivos populares e solidários para construir, revitalizar e ampliar oportunidades de geração de trabalho e renda, sensibilizando-os para o Associativismo e Cooperativismo Empreendedor, Qualidade na Gestão, Acesso ao Crédito e Comercialização Eficaz – priorizando empreendimentos de pessoas ou grupos produtivos formados por indivíduos em condições socioeconômicas mais vulneráveis – com ênfase na constituição e fortalecimento de redes locais de economia solidária e apoiando-se na perspectiva do desenvolvimento sustentável.
Os resultados pretendidos com uma incubadora no Cariri, ligada ao Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social, vinculado a Universidade Federal do Cariri – UFCA, é apoiar o amadurecimento destes empreendimentos populares e solidários, ao menos por dois anos – período de duração previsto na metodologia. Justifica-se oportunizar a região do Cariri os mesmos produtos, serviços e ações desempenhados pela ICPA na capital e pelo conjunto de dezenas de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares-ITCPS e Incubadores Tecnológicas de Empreendimentos Solidários – ITES de todo o país.
O empreendedorismo que serão incentivados a partir de uma perspectiva da ética solidária, envolve ações de curto e médio prazo, mas somente se concretizarão em longo prazo. Os primeiros momentos em que se evidencia o aprendizado da organização do grupo, do processo produtivo, da gestão democrática, em que estão sendo superadas as dificuldades organização e reorganização das unidades produtivas nos aspectos de formação e reestruturação. As ações de longo prazo envolvem atividades de Planejamento, apoio Contábil/Financeiro e efetivação do empreendimento com a comercialização dos produtos.
Como resultado concreto de sua premissa, a incubadora vem contribuindo para a organização e auto-sustentação dos grupos e indivíduos que passam a atuar como sujeitos dessas ações. Como realização deste projeto a ITEPS-LIEGS/UFCA propõe-se a promover e incentivar produtores à construção de uma nova realidade, visando sua inserção econômica, seja em seus locais de trabalho, seja através de outras vias como feiras. Diante dessas considerações, concluímos que a incubadora na UFCA possibilitará aos grupos e indivíduos fortalecerem seus empreendimentos na construção de um desenvolvimento socioeconômico territorial sustentável para a Região do Cariri.
IMAGENS DE ALGUMAS AÇÕES DO ITEPS