Dra. Jaqueline Dourado
Principais publicações (artigos, livros, capítulos de livros etc.)
SANTOS JUNIOR, E. J. ; NASCIMENTO, J. D. . AVALIAÇÃO OU ACREDITAÇÃO? UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O ARCU-SUL / EVALUATION OR ACCREDITATION? AN ANALYSIS OF THE SCIENTIFIC PRODUCTION ABOUT THE ARCU-SUL. Brazilian Journal of Development, v. 7, p. 35241-35253, 2021.
2.
SANTOS, Joedson Brito dos ; NASCIMENTO, JAQUELINE DOURADO DO ; BRITO, FERNANDA DE JESUS SANTOS . A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E O PAPEL DAS PESQUISAS E DOS ESTUDIOSOS: CONTRIBUIÇÕES DO CICLO DE POLÍTICAS / THE PRODUCTION OF KNOWLEDGE IN EDUCATIONAL POLICIES IN BRAZIL AND THE ROLE OF RESEARCH AND STUDIOS: CONTRIBUTIONS TO THE POLICY CYCLE. Brazilian Journal of Development, v. 6, p. 90603-90620, 2020.
SANTOS JUNIOR, E. J. ; NASCIMENTO, J. D. ; GONCALVES, W. R. B. . PRÁTICAS DE GESTÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE O USO DOS RESULTADOS DO ENADE. In: Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação, 2020, Mato Grosso do Sul. Anais do IV Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), 2020. p. 1-18.
NASCIMENTO, J. D.; BEZERRA, M. L. R.; FELIX, L. H ; OLIVEIRA, L. A. . EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA EM ICÓ-CE. In: 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2019, Natal. 8o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Natal: SEDIS-UFRN, 2019. v. III. p. 3962-3970.
SANTOS, C. L. ; NASCIMENTO, J. D. ; SANTOS JUNIOR, E. J. ; GONCALVES, W. R. B. . AVALIAÇÃO EXTERNA E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O QUE NOS DIZEM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO?. In: 4º Simpósio Avaliação da Educação Superior, 2019, Salvador. Anais do AVALIES – Simpósio Avaliação da Educação Superior, 2019.
2. Projeto atual
O uso dos resultados das avaliações externas: desafios e perspectivas na ótica dos atores institucionais da Universidade Federal do Cariri
(em parceria com Grupo de Análise e Avaliação de Políticas Públicas – GAAP)
Este projeto de pesquisa, com previsão de execução entre agosto de 2021 e julho de 2022, objetiva compreender como os atores institucionais da Universidade Federal do Cariri (UFCA) utilizam os resultados das avaliações externas da educação superior, alinhado a uma proposta de ampliação das investigações iniciadas durante a pesquisa intitulada? Uma análise do uso dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) na UFCA? (período 2018-2021), que se propôs a analisar o uso dos resultados do Enade para melhoria dos cursos de graduação da UFCA. Para tanto, a construção do percurso metodológico ocorrerá com base nos estudos do campo da avaliação de políticas públicas e da metodologia de pesquisa, a partir de um novo olhar sobre o uso dos resultados das avaliações externas na Universidade Federal do Cariri. Logo, para realização desta investigação empírica elegemos como abordagem a pesquisa qualitativa a partir do estudo de caso avaliativo. Os dados primários serão coletados por meio de roteiro de entrevistas semiestruturado à coordenadores dos cursos de graduação, técnicos e gestores das Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e aplicação de questionários aos representantes docentes e discentes dos colegiados de cursos de graduação e do Núcleo Docente Estruturante (NDE), com a utilização do software KobotoolBox. Ocorrerá também a pesquisa documental, com o Projeto Pedagógico do Curso, atas de colegiados de cursos de graduação e do NDE, dentre outros. Após a fase de coleta, os dados serão triangulados e gerados categorias de análise, que serão relacionados aos dados secundários desta pesquisa com o quadro teórico sobre a avaliação externa na educação superior. Este estudo tem como potencial o fomento da reflexão, crítica e ação dentro do campo da avaliação educacional, com a utilização da avaliação de maneira participativa com os atores da Universidade Federal do Cariri, fomentando as dimensões formativas e pedagógicas da avaliação com contribuição para a prática pedagógica e de gestão da UFCA.
Palavras-chave: Usos da avaliação; avaliação educacional; avaliações externas.
3. Bolsistas sob orientação
Não se aplica.
4. Mídias sociais
CV lattes ID
Orcid
5. Grupo de estudos
Informar se conduz algum grupo de estudo no âmbito do Liegs (ou em parceria com o Laboratório).
Não se aplica.
6. Parcerias e financiamento
Universidade Estadual de Feira de Santana com o Projeto “O uso de métodos estatísticos na avaliação do desempenho dos estudantes no Enade nas universidades públicas do Nordeste” coordenado pela professora Dra. Sheila Regina do Santos Pereira.