Dra. Jaqueline Dourado

Principais publicações (artigos, livros, capítulos de livros etc.)

SANTOS JUNIOR, E. J. ; NASCIMENTO, J. D. . AVALIAÇÃO OU ACREDITAÇÃO? UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O ARCU-SUL / EVALUATION OR ACCREDITATION? AN ANALYSIS OF THE SCIENTIFIC PRODUCTION ABOUT THE ARCU-SUL. Brazilian Journal of Development, v. 7, p. 35241-35253, 2021.

https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/27748/21955

2.

SANTOS, Joedson Brito dos ; NASCIMENTO, JAQUELINE DOURADO DO ; BRITO, FERNANDA DE JESUS SANTOS . A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E O PAPEL DAS PESQUISAS E DOS ESTUDIOSOS: CONTRIBUIÇÕES DO CICLO DE POLÍTICAS / THE PRODUCTION OF KNOWLEDGE IN EDUCATIONAL POLICIES IN BRAZIL AND THE ROLE OF RESEARCH AND STUDIOS: CONTRIBUTIONS TO THE POLICY CYCLE. Brazilian Journal of Development, v. 6, p. 90603-90620, 2020.

https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/20268

SANTOS JUNIOR, E. J. ; NASCIMENTO, J. D. ; GONCALVES, W. R. B. . PRÁTICAS DE GESTÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE O USO DOS RESULTADOS DO ENADE. In: Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação, 2020, Mato Grosso do Sul. Anais do IV Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), 2020. p. 1-18.

https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/11596/8312

NASCIMENTO, J. D.; BEZERRA, M. L. R.; FELIX, L. H ; OLIVEIRA, L. A. . EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA EM ICÓ-CE. In: 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2019, Natal. 8o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Natal: SEDIS-UFRN, 2019. v. III. p. 3962-3970.

https://drive.google.com/file/d/1mTS3PhaQrqvf8PHwjQmHEVJ7T3WuGQbZ/view

SANTOS, C. L. ; NASCIMENTO, J. D. ; SANTOS JUNIOR, E. J. ; GONCALVES, W. R. B. . AVALIAÇÃO EXTERNA E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O QUE NOS DIZEM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO?. In: 4º Simpósio Avaliação da Educação Superior, 2019, Salvador. Anais do AVALIES – Simpósio Avaliação da Educação Superior, 2019.

https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31122/1/AVALIA%c3%87%c3%83O-EXTERNA-E-AVALIA%c3%87%c3%83O-INSTITUCIONAL-O-QUE-NOS-DIZEM-OS-PROJETOS-PEDAG%c3%93GICOS-DE-CURSOS-DE-UMA-INSTITUI%c3%87%c3%83O-FEDERAL-DE-ENSINO.pdf

2. Projeto atual

O uso dos resultados das avaliações externas: desafios e perspectivas na ótica dos atores institucionais da Universidade Federal do Cariri

(em parceria com Grupo de Análise e Avaliação de Políticas Públicas – GAAP)

Este projeto de pesquisa, com previsão de execução entre agosto de 2021 e julho de 2022, objetiva compreender como os atores institucionais da Universidade Federal do Cariri (UFCA) utilizam os resultados das avaliações externas da educação superior, alinhado a uma proposta de ampliação das investigações iniciadas durante a pesquisa intitulada? Uma análise do uso dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) na UFCA? (período 2018-2021), que se propôs a analisar o uso dos resultados do Enade para melhoria dos cursos de graduação da UFCA. Para tanto, a construção do percurso metodológico ocorrerá com base nos estudos do campo da avaliação de políticas públicas e da metodologia de pesquisa, a partir de um novo olhar sobre o uso dos resultados das avaliações externas na Universidade Federal do Cariri. Logo, para realização desta investigação empírica elegemos como abordagem a pesquisa qualitativa a partir do estudo de caso avaliativo. Os dados primários serão coletados por meio de roteiro de entrevistas semiestruturado à coordenadores dos cursos de graduação, técnicos e gestores das Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e aplicação de questionários aos representantes docentes e discentes dos colegiados de cursos de graduação e do Núcleo Docente Estruturante (NDE), com a utilização do software KobotoolBox. Ocorrerá também a pesquisa documental, com o Projeto Pedagógico do Curso, atas de colegiados de cursos de graduação e do NDE, dentre outros. Após a fase de coleta, os dados serão triangulados e gerados categorias de análise, que serão relacionados aos dados secundários desta pesquisa com o quadro teórico sobre a avaliação externa na educação superior. Este estudo tem como potencial o fomento da reflexão, crítica e ação dentro do campo da avaliação educacional, com a utilização da avaliação de maneira participativa com os atores da Universidade Federal do Cariri, fomentando as dimensões formativas e pedagógicas da avaliação com contribuição para a prática pedagógica e de gestão da UFCA.

Palavras-chave: Usos da avaliação; avaliação educacional; avaliações externas.

3. Bolsistas sob orientação

Não se aplica.

4. Mídias sociais

CV lattes ID

http://lattes.cnpq.br/1275527676180052

Orcid

https://orcid.org/0000-0002-0889-0349

5. Grupo de estudos

Informar se conduz algum grupo de estudo no âmbito do Liegs (ou em parceria com o Laboratório).

Não se aplica.

6. Parcerias e financiamento

Universidade Estadual de Feira de Santana com o Projeto “O uso de métodos estatísticos na avaliação do desempenho dos estudantes no Enade nas universidades públicas do Nordeste” coordenado pela professora Dra. Sheila Regina do Santos Pereira.