Nesta página você encontrará os projetos de pesquisa – em andamento e concluídos – que os membros do LIEGS tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, de forma cronológica do mais atual para o mais antigo. Algumas ações possuem páginas eletrônicas dedicadas, para as quais nós apontamos os respectivos hiperlinks. As ações estão assim divididas:
1. Projetos de pesquisa nacionais, com e sem finaciamento para além da UFCA;
2. Projetos de pesquisa internacionais, com equipe exclusivamente brasileira, com e sem finaciamento para além da UFCA;
3. Convênios internacionais com os quais o LIEGS atua.
1. Projetos de pesquisa nacionais
2025 – Atual [EDITAL 07/2024 – Funcap e CNPq – Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional – PDCTR] Contribuições da Interiorização de Pesquisador Doutor na Análise da Descentralização Administrativa em Portugal, Brasil e França
Descrição: Este projeto tem por objetivo estabelecer a valorização da interiorização de profissional com formação e prática acadêmica diferenciada para contribuir em pesquisa comparativa internacional ao analisar o processo de descentralização administrativa no Brasil, Portugal e França. Terá como objeto empírico as Políticas Públicas de Educação, Saúde e Assistência Social nestes países, com ênfase aos avanços observados no Consórcio Nordeste (como representante do Brasil) e nas perspectivas em desenvolvimento das Comunidades Intermunicipais (CIMs) de Portugal, especificamente tendo a CIM do Oeste como a representante portuguesa. Na França, a região da Nova Aquitânia será considerada para a análise das aprendizagens comparativas e troca de experiências. O que esta proposta de pesquisa quer discutir analiticamente é como a introdução de um novo doutor, oriundo de uma outra área de conhecimento e de outra região do Brasil poderá oferecer uma nova visão sobre as convergências e divergências nos casos apontados refletem-se como experiências de descentralização do poder nacional nas três realidades, revelando-se, ao final, como espelho comparativo internacional uma à outra. Dessa feita, basear-se-á num estudo quali-quantitativo, com vistas a revelar os alcances das práticas já realizadas pelos Estados centrais dos três países, bem como a divulgação plena dos resultados da referida pesquisa. Os dados primários e secundários serão compostos por documentos, bibliografia e questionários não-identificáveis a serem posteriormente triangulados (técnica analítica principal) e dispostos em Arenas de Atores (técnica analítica secundária). Na observância de um modelo de análise que ajusta a viabilidade de se comparar três nações com traços socioeconômicos diferentes, espera-se revelar como as congruências entre Brasil, Portugal e França, no que toca a seus processos de descentralização administrativa de Políticas Públicas ligadas à Educação, Saúde e Assistência Social, que podem criar valor para atores sociais, fortalecer os laços entre Estado e Sociedade e servir de base para aprendizados institucionais e internacionais mútuos, a partir da colaboração via interiorização de um pesquisador doutor com área de formação específica para composição do grupo de pesquisa da Universidade Federal do Cariri..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ives Romero Tavares do Nascimento – Integrante / Edmilson José dos Santos Júnior – Integrante / Janaina Zildeia da Silva Paiva – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Universidade Federal do Cariri – Cooperação.
2023 – Atual – Análise da Descentralização Administrativa em Portugal e no Brasil: Educação, Saúde e Assistência Social
Descrição: Este projeto tem por objetivo analisar o processo de descentralização administrativa no Brasil e em Portugal, tendo como objeto empírico as políticas públicas de educação, saúde e assistência social nestes países, com ênfase aos avanços observados no Consórcio Nordeste (como representante do Brasil) e nas perspectivas em desenvolvimento das Comunidades Intermunicipais (CIMs) de Portugal, especificamente tendo a CIM do Oeste como a representante portuguesa. O que esta proposta de pesquisa quer discutir analiticamente é como as convergências e divergências nos dois casos apontados refletem-se como experiências de descentralização do poder nacional nas duas realidades, revelando-se, ao final, como espelho comparativo internacional uma à outra. Dessa feita, basear-se-á num estudo quali-quantitativo, com vistas a revelar, em profundidade, os alcances das práticas já realizadas pelos Estados luso-brasileiro. Os dados primários e secundários serão compostos por documentos, bibliografia e entrevistas a serem posteriormente triangulados (técnica analítica principal) e dispostos em Arenas de Atores (técnica analítica secundária). Na observância de um modelo de análise que ajusta a viabilidade de se comparar duas nações com traços socioeconômicos diferentes, espera-se revelar como as congruências entre Brasil e Portugal, no que toca a seus processos de descentralização administrativa de políticas públicas ligadas a educação, saúde e assistência social, que podem criar valor para atores sociais, fortalecer os laços entre Estado e sociedade e servir de base para aprendizados institucionais e internacionais mútuos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Ives Romero Tavares do Nascimento – Coordenador / Eliel Alves Salviano – Integrante / Luiz Felipe de Sousa Fideles – Integrante / Edmilson José dos Santos Júnior – Integrante / Ramilis Rodrigues Chaves – Integrante / João Antônio Rodrigues Pereira – Integrante / Maria Hellen Santana Pereira – Integrante / Diogo Inácio dos Santos – Integrante / Ana Kely Assunção – Integrante / Arthur Antunes Fernandes de Macedo – Integrante / Pedro Henrique da Silva de Souza – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Universidade Federal do Cariri – Remuneração.
Número de produções C, T & A: 3
2023 – Atual – [EDITAL N 07/2023 – FUNCAP PRÓ-HUMANIDADES]: O Liegs/UFCA nas mídias: Divulgando conhecimento a partir de uma pesquisa sobre descentralização
Descrição: Este projeto tem por finalidade estruturar os canais de comunicação pública e difusão científica do conhecimento produzido pelo Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (Liegs), um grupo de pesquisa e núcleo de extensão da Universidade Federal do Cariri (UFCA), localizada no interior do Ceará. Sua origem parte de uma investigação científica internacional em andamento, que como objetivo analisar o processo de descentralização administrativa no Brasil e em Portugal. A pesquisa tem como objeto empírico as políticas públicas de educação, saúde e assistência social nestes países, com ênfase aos avanços observados no Consórcio Nordeste (como representante do Brasil) e nas perspectivas em desenvolvimento das Comunidades Intermunicipais (CIMs) de Portugal, especificamente tendo a CIM do Oeste como a representante portuguesa. O que a proposta de pesquisa quer discutir analiticamente é como as convergências e divergências nos dois casos apontados refletem-se como experiências de descentralização do poder nacional nas duas realidades, revelando-se, ao final, como espelho comparativo internacional uma à outra. Dessa feita, basear-se-á num estudo quali-quantitativo, com vistas a revelar, em profundidade, os alcances das práticas já realizadas pelos Estados luso-brasileiro. Os dados primários e secundários serão compostos por documentos, bibliografia e entrevistas a serem posteriormente triangulados (técnica analítica principal) e dispostos em Arenas de Atores (técnica analítica secundária). Na observância de um modelo de análise que ajusta a viabilidade de se comparar duas nações com traços socioeconômicos diferentes, espera-se revelar como as congruências entre Brasil e Portugal, no que toca a seus processos de descentralização administrativa de políticas públicas ligadas a educação, saúde e assistência social, que podem criar valor para atores sociais, fortalecer os laços entre Estado e sociedade e servir de base para aprendizados institucionais e internacionais mútuos. Ao final, espera-se que, para além dos achados da pesquisa-base, sejam estabelecidos firmes canais de comunicação e divulgação científica para as ações universitárias do Liegs/UFCA.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ives Romero Tavares do Nascimento – Coordenador / Jaqueline Dourado do Nascimento – Integrante / Waléria Maria Menezes Morais Alencar – Integrante / Guineverre Alvarez Machado de Melo Gomes – Integrante / Cícera Mônica da Silva Sousa Martins – Integrante / Luiz Felipe de Sousa Fideles – Integrante / Edmilson José dos Santos Júnior – Integrante / Ramilis Rodrigues Chaves – Integrante / João Antônio Rodrigues Pereira – Integrante / Ana Paula Lima de Araújo – Integrante / Wesley Guilherme Idelfoncio de Vasconcelos – Integrante / Paulo Rossi Cavalcanti Neto – Integrante / Maria Hellen Santana Pereira – Integrante.
Financiador(es): Prefeitura Municipal de Barbalha – Cooperação / Universidade Federal do Cariri – Remuneração / Universidade Federal do Sul da Bahia – Cooperação / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5
2022 – 2023 – Consolidação da experiência das novíssimas universidades federais brasileiras enquanto estratégias de desenvolvimento territorial
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral consolidar as análises sobre como se efetivou,a partir da dimensão político-institucional, a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia(UFSB), da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e da Universidade Federal do Sule Sudeste do Pará (UNIFESSPA) como estratégias de desenvolvimento territorial. Um dosimportantes achados preliminares diz respeito ao fato de que a estas instituições potencialmentetêm representado efetivamente uma política pública estratégica de desenvolvimento territorial,encampada pelo governo federal e viabilizada pelos atores sociais locais. Isso fez dotar asuniversidades de um caráter regional que vai além dos seus nomes. Para tanto, terá comoabordagem a pesquisa qualitativa, estruturada por meio de um estudo de caso. Como fontes dedados, serão selecionados documentos, bibliografia e material oriundo de entrevistas realizadasem anos anteriores. A análise será realizada pela triangulação dos dados, técnica principal, epela arena de atores, técnica complementar. Após a execução da pesquisa aqui proposta, osresultados serão úteis para se descobrir os meandros de criação de cada instituição universitária,diante da perspectiva político-institucional do desenvolvimento territorial, para assim traçaraprendizagens e conhecimentos sobre esses fenômenos institucionais brasileiros.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ives Romero Tavares do Nascimento – Coordenador / Luiz Felipe de Sousa Fideles – Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Cariri – Bolsa.
2021 – 2024 – Artesanato no Nordeste hoje: políticas públicas, gestão e condição artesã
Descrição: O artesanato é uma atividade econômica vinculada à cultura e aos saberes populares, que persiste em nosso tempo como fonte de renda e identidade para milhares de grupos e comunidades periféricas Brasil e mundo afora. Entretanto, desafios do presente condicionam tanto sua produção quanto seu consumo, bem como sua continuidade, afinal, fenômenos como a dificuldade de manutenção econômica por meio da atividade e o desengajamento das novas gerações se manifestam em condições artesãs específicas, como as encontradas no Nordeste brasileiro. Inserindo-se em tal contexto, o projeto de pesquisa Artesanato no Nordeste hoje: políticas públicas, gestão e condição artesã objetiva realizar mapeamentos e análises da implementação de políticas públicas federais direcionadas aos artesãos em todos os seus estados, bem como mapear os interesses e demandas de comunidades e grupos artesãos – a partir de entendimentos sobre cada condição localizada específica – atuantes em parte dos estados da região, em particular: Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Ceará.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Ives Romero Tavares do Nascimento – Integrante / Jesuína Maria Pereira Ferreira – Integrante / Cátia Wanderley Lubambo – Integrante / Diogo Henrique Helal – Coordenador / Denise Clementino de Souza – Integrante / Hérrisson Fábio de Oliveira Dutra – Integrante / Milka Alves Correia Barbosa – Integrante / Márcio Sá – Integrante / Jéssica Rani Ferreira de Sousa – Integrante.
Financiador(es): Fundação Joaquim Nabuco – Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
2021 – 2022 – Diagnóstico da Governança Interfederativa em Municípios da Região Metropolitana do Cariri
Descrição: O projeto é apoiado pelo Programa de Fortalecimento das Capacidades Governativas dos Entes Subnacionais (PFCG), do Ministério do Desenvolvimento Regional, e propõe a realização de um diagnóstico da governança interfederativa nos municípios da Região Metropolitana do Cariri, estado do Ceará, e o delineamento de ações prioritárias tendo em vista o desenvolvimento regional. Assim, o projeto configura uma importante contribuição sobre relações intergovernamentais e consolidação de arranjos metropolitanos, levando em consideração o contexto regional e as especificidades das metrópoles médias.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ives Romero Tavares do Nascimento – Integrante / Jeová Torres Silva Jr – Integrante / Francisco Raniere Moreira da Silva – Coordenador / João Martins de Oliveira Neto – Integrante / Diego Coelho do Nascimento – Integrante.
Financiador(es): Ministério do Desenvolvimento Regional – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2019 – 2023 – A expansão do ensino superior brasileiro como estratégia de desenvolvimento territorial: o caso das novíssimas universidades federais
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar como se efetivou, a partir da dimensão político-institucional, a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e da Universidade Federal do Sul Sudeste do Pará (UNIFESSPA) como estratégias de desenvolvimento territorial. Parte de um trabalho acadêmico desenvolvido sobre as condicionantes políticas e institucionais que criaram a Universidade Federal do Cariri (UFCA), no sul do Ceará. Esta instituição foi estruturada mediante uma necessidade local de vagas de ensino superior público e gratuito aliada à ação de diversos atores que, diante de diversos interesses e motivações, atuaram em prol da nova universidade no Cariri cearense. Um dos achados da pesquisa-base disse respeito ao fato de que a UFCA representou efetivamente uma política pública estratégica de desenvolvimento territorial, encampada pelo governo federal e viabilizada pelos atores sociais locais. Isso dotou a universidade de um caráter regional que vai além do seu nome. O que esta proposta de pesquisa quer saber é se há convergências e divergências com o caso das outras três novíssimas universidades federais brasileiras, tal como a UFCA. Para tanto, terá como abordagem a pesquisa qualitativa, estruturada por meio de um estudo de caso. Como fontes de dados, serão selecionados documentos, bibliografia e realizadas entrevistas. A análise será realizada pela triangulação dos dados, técnica principal, e pela arena de atores, técnica complementar. Após três anos de execução da pesquisa, os resultados serão úteis para se descobrir os meandros de criação de cada instituição universitária, diante da perspectiva político-institucional do desenvolvimento territorial, além de estruturar um modelo comparativo com a UFCA e, assim, traçar aprendizagens e conhecimentos sobre esses fenômenos institucionais brasileiros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ives Romero Tavares do Nascimento – Coordenador / Milanya Ribeiro da Silva – Integrante / Eva Regina do Nascimento Lopes – Integrante / Gledson Alves Rocha – Integrante / Guineverre Alvarez Machado de Melo Gomes – Integrante / Raimundo Dalmir Luiz de Souza – Integrante / Mairla Santos de Alencar – Integrante / Maria Elisa Huber Pessina – Integrante / Wegilla Pinheiro Inácio – Integrante / Rafael Gonçalves Gumiero – Integrante / Leciana Fernandes da França – Integrante / Luiz Felipe de Sousa Fideles – Integrante / Francisco Wagner Santana Filgueiras – Integrante / Edmilson José dos Santos Júnior – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Universidade Federal do Oeste da Bahia – Cooperação / Universidade Federal do Sul da Bahia – Cooperação / Universidade Federal do Cariri – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 37
2017 – 2017 – A Universidade no Além-Mar: Contribuições da Experiência da Expansão do Sistema Universitário Português no Processo de Integração à Comunidade Europeia
Descrição: A questão norteadora desta proposta interpela em que medida Portugal se insere na reestruturação de seu sistema universitário diante da adequação às normas universitárias da Comunidade Europeia, com ênfase dada: a) às condicionantes impostas ao país para sua entrada no Bloco, relativas à educação superior; b) às vantagens para o reconhecimento de diplomas e circulação de pessoas; e c) à integração com outras instituições portuguesas e europeias de ensino superior. Por conseguinte, estabeleceu-se como objetivo analisar como ocorreu a reestruturação do sistema universitário português em face das políticas de educação superior da União Europeia, tendo a Universidade de Lisboa como o objeto empírico da investigação.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Ives Romero Tavares do Nascimento – Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3
2015 – 2015 – ‘Só deixo o meu Cariri no Último Pau-de-Arara’: O Estudo de Caso da Universidade Federal do Cariri a Partir da Percepção dos seus Alunos Egressos
Descrição: A educação de um modo geral, e mais especificamente as políticas públicas de expansão do ensino superior no interior dos estados federados, tem dialogado com os estudos atuais de novos modelos de Desenvolvimento dos territórios brasileiros, traçando novas perspectivas e apontando novas fronteiras para o entendimento das consequências desse fenômeno. Diante disso, discutiremos aqui os impactos dessa ampliação do acesso à educação como estratégia de desenvolvimento territorial a partir da percepção dos alunos egressos, tendo como lócus a Região do Cariri. Na busca dos elementos que podem sugerir quais os primeiros resultados dessa política pública, voltamo-nos à atual Universidade Federal do Cariri (UFCA), criada no seio do Campus Avançado da Universidade Federal do Ceará no Cariri, de modo a delinear a influência da atuação da universidade nos processos de desenvolvimento do Cariri. Para tal, a metodologia que será empregada é a de Estudo de Caso, tendo a realização de entrevistas estruturadas e semiestruturadas, grupos focais e pesquisa bibliográfica e documental como instrumentos de coleta de dados; e a Triangulação de Dados aliada à Arena de Atores como estratégias de análise de dados. Por fim, espera-se que com esta proposta de pesquisa muitas questões sobre o modelo de desenvolvimento dos territórios nacionais sejam elucidadas e que seus resultados possam ser úteis para os mais diversos atores sociais na formulação e implementação de políticas públicas para o Semiárido, em especial..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ives Romero Tavares do Nascimento – Coordenador / Estêvão Lima Arrais – Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Cariri – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 6
2011 – 2014 – Observatório da Formação em Gestão Social
Descrição: Este projeto de pesquisa propõe o desenho e a implementação do OBSERVATÓRIO DA FORMAÇÃO EM GESTÃO SOCIAL, a ser desenvolvido sobre três eixos de análise: inovação, ensino-aprendizagem e avaliação. A estrutura em três eixos foi construída para acolher, acompanhar, ajudar a organizar e explorar as principais questões e temáticas que vêm estimulando pesquisadores e professores a atuar e contribuir criticamente para com a formação em gestão social. A proposta do Observatório nasceu no Grupo de Pesquisa Centro Interdisciplinar em Gestão Social e Desenvolvimento (CIAGS) da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, e conta com a parceria de outras três universidades brasileiras Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Ceará/Campus Cariri (UFC/Cariri), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Esta parceria foi amadurecida no âmbito da Rede Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (RGS)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Ives Romero Tavares do Nascimento – Integrante / Paula Chies Schommer – Integrante / Ariádne Sclafoni Rigo – Integrante / Suely Salgueiro Chacon – Integrante / Jeová Torres Silva Jr – Integrante / Rosana de Freitas Boullosa – Coordenador / Eduardo Vivian da Cunha – Integrante / Luciano Antônio Prates Junqueira – Integrante / Maria Suzana de Souza Moura – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Auxílio financeiro.
Página do projeto: https://observatoriofgs.ufba.br/ObservatorioUfba/index.xhtml?jftfdi=&jffi=/index.xhtml
2011 – 2013 – Desafios e Possibilidades na Gestão Social de Incubadoras Universitárias de Empreendimentos de Economia Solidária (ITCPs)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Ives Romero Tavares do Nascimento – Integrante / Ariádne Sclafoni Rigo – Integrante / Genauto Carvalho de França Filho – Coordenador.
Financiador(es): Banco do Nordeste do Brasil – Auxílio financeiro.
2009 – 2011 – Construção de Indicadores de Sustentabilidade para a Avaliação do Desenvolvimento Regional do Cariri Cearense
Descrição: Considerando o intenso processo de crescimento econômico experimentado nos últimos 25 anos pela região do Cariri cearense, e sua aceleração com a implantação do Campus Avançado da UFC, surge a preocupação com as conseqüências desse crescimento e o questionamento sobre o processo de desenvolvimento do ponto de vista da sua sustentabilidade. Esta proposta tem como objetivo a construção de indicadores de sustentabilidade específicos que permitam avaliar os impactos para a sociedade, economia e meio ambiente das políticas públicas e ações privadas voltadas para o desenvolvimento regional do Cariri cearense.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Ives Romero Tavares do Nascimento – Integrante / Suely Salgueiro Chacon – Coordenador / Rosana Pereira Marinho – Integrante / Johanna Katarina Salgueiro Chacon – Integrante / Milanya Ribeiro da Silva – Integrante / Eva Regina do Nascimento Lopes – Integrante / Gledson Alves Rocha – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Banco do Nordeste do Brasil – Auxílio financeiro.
2009 – 2011 – REDE CLIMA – Sub-Rede Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Regional – Núcleo do Semiárido
Descrição: A Rede CLIMA (Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais ) foi instituída pelo MCT no final de 2007 e tem como objetivo principal gerar e disseminar conhecimentos para que o Brasil possa responder aos desafios representados pelas causas e efeitos das mudanças climáticas globais. A Rede Clima, coordenada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) é formada por outras 10 sub redes nacionais envolvendo diversas instituições de pesquisa. A sub-rede coordenada pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília tem como tema de investigação as problemáticas ligadas ao desenvolvimento regional e as mudanças climáticas. O objetivo é identificar os impactos das mudanças climáticas na sustentabilidade do desenvolvimento de territórios produtivos na Amazônia, no Cerrado e no Semiárido, analisando a vulnerabilidade, resiliência e adaptação desses sistemas. Os trabalhos da sub rede CDS/ UnB se iniciaram em 2009. Além do financiamento pelo MCT e outros apoios se somam, com destaque ao PNPD (Programa Nacional de Pós-Doutorado, da Capes. Dentre as instituições parceiras do CDS na sub-rede estao: UFC, UNEMAT, Embrapa Semiárido, UFT e UEA.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) .
Integrantes: Ives Romero Tavares do Nascimento – Integrante / Suely Salgueiro Chacon – Integrante / Milanya Ribeiro da Silva – Integrante / Eva Regina do Nascimento Lopes – Integrante / Francisco Correia de Oliveira – Integrante / Marcel Bursztyn – Coordenador / Gledson Alves Rocha – Integrante.
Financiador(es): Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – Auxílio financeiro / Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Auxílio financeiro.
Página do projeto: https://cds.unb.br/rede-clima/
2. Projetos de pesquisa internacionais
2023 – Atual – [Chamada Pública MCTI/CNPq n 14/2023] – A Descentralização Administrativa no Brasil, em Portugal e na França: Como tratam Educação, Saúde e Assistência Social?
Descrição: Este projeto tem por objetivo estabelecer uma pesquisa comparativa internacional ao analisar o processo de descentralização administrativa no Brasil, Portugal e França. Terá como objeto empírico as políticas públicas de educação, saúde e assistência social nestes países, com ênfase aos avanços observados no Consórcio Nordeste (como representante do Brasil) e nas perspectivas em desenvolvimento das Comunidades Intermunicipais (CIMs) de Portugal, especificamente tendo a CIM do Oeste como a representante portuguesa. Na França, a região da Nova Aquitânia será considerada para a análise das aprendizagens comparativas e troca de experiências. O que esta proposta de pesquisa quer discutir analiticamente é como as convergências e divergências nos casos apontados refletem-se como experiências de descentralização do poder nacional nas três realidades, revelando-se, ao final, como espelho comparativo internacional uma à outra. Dessa feita, basear-se-á num estudo quali-quantitativo, com vistas a revelar os alcances das práticas já realizadas pelos Estados centrais dos três países. Os dados primários e secundários serão compostos por documentos, bibliografia e entrevistas a serem posteriormente triangulados (técnica analítica principal) e dispostos em Arenas de Atores (técnica analítica secundária). Na observância de um modelo de análise que ajusta a viabilidade de se comparar três nações com traços socioeconômicos diferentes, espera-se revelar como as congruências entre Brasil, Portugal e França, no que toca a seus processos de descentralização administrativa de políticas públicas ligadas à educação, saúde e assistência social, que podem criar valor para atores sociais, fortalecer os laços entre Estado e Sociedade e servir de base para aprendizados institucionais e internacionais mútuos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) .
Integrantes: Ives Romero Tavares do Nascimento – Coordenador / Ariádne Sclafoni Rigo – Integrante / Jeová Torres Silva Jr – Integrante / Jaqueline Dourado do Nascimento – Integrante / Waléria Maria Menezes Morais Alencar – Integrante / Elias Pereira Lopes Junior – Integrante / Joaquim Manuel Croca Caeiro – Integrante / Helena Mafalda Martins Teles – Integrante / Luiz Felipe de Sousa Fideles – Integrante / Rebeca da Rocha Grangeiro – Integrante / Edmilson José dos Santos Júnior – Integrante / Jean-Louis Laville – Integrante / Philippe Eynaud – Integrante / Oumaima Omari – Integrante / MOHAMAD FADL HARAKE – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Conservatoire National des Arts et Métiers – Cooperação / Institute d’Administration des Entreprises UPMF – Cooperação / Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Cooperação / Universidade de Lisboa – Cooperação / Universidade Federal da Bahia – Cooperação / Universidade Federal do Cariri – Remuneração / Université de Poitiers – Cooperação / Prefeitura Municipal de Barbalha – Cooperação.
Número de produções C, T & A: 4
2018 – 2022 – Índices de Boa Governança e Coesão Sócio Territorial em Áreas e Regiões Metropolitana (AM/RM) de Portugal e Brasil: O caso da AM de Lisboa (Portugal) e das RMs do Cariri e Fortaleza (Brasil)
Descrição: Pesquisa em rede interinstitucional com o objetivo de constituir um instrumento de avaliação da governança metropolitana e coesão social, tomando por base os modelos de administração metropolitana brasileiras (Cariri e Fortaleza) e portuguesas (Lisboa), que nos permita estabelecer indicadores de boa governança, dando enfoque ao papel de reforço da coesão sócio territorial nas AM/RM investigadas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ives Romero Tavares do Nascimento – Integrante / Jeová Torres Silva Jr – Integrante / Diego Coelho do Nascimento – Integrante / Francisco Raniere Moreira da Silva – Coordenador / João Martins de Oliveira Neto – Integrante / Joaquim Manuel Croca Caeiro – Integrante.
2018 – 2022 – PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA GOVERNANÇA METROPOLITANA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA BRASIL-PORTUGAL
Descrição: Este o presente projeto de pesquisa, a ser executado entre setembro de 2018 e agosto de 2021, propõe a realização de uma análise comparativa entre Brasil e Portugal, que coloque em perspectiva o tema da governança metropolitana dando enfoque ao processo de consolidação desta nova territorialidade e à dinâmica da gestão destes espaços metropolitanos, bem como a sua contribuição para o desenvolvimento territorial e o aprimoramento das políticas públicas. Na Ciência Política e na Administração Pública, o planeamento e gestão das cidades e a sua densa rede urbana têm um papel de destaque na construção do saber científico. São nestes espaços que as manifestações de poder e as ações do Estado se materializam em políticas, programas, planos e projetos para o devido ordenamento do território e bem estar dos cidadãos. É neste locus, portanto, que as decisões políticas e as políticas públicas estão disponíveis para todos. Deste modo, a capacidade, a qualidade e a forma de governação que se estabelece para organizar e gerir os bens e passivos públicos [político, social e económico] devem ser escrutínio de estudos. A governança de Áreas e Regiões Metropolitanas (AM/RM) em Portugal e no Brasil, onde as cidades que mantêm relação económica se inserem, tendo como atores na governação, a sociedade civil organizada, assume um papel de relevo na definição e gestão das políticas públicas. O objetivo principal desta investigação será constituir um instrumento de avaliação da governança metropolitana e coesão social, tomando por base os modelos de administração metropolitana brasileiras (Cariri e Fortaleza) e portuguesas (Lisboa), que nos permita estabelecer indicadores de boa governança, dando enfoque ao papel de reforço da coesão sócio territorial nas AM/RM investigadas. No final desta investigação, espera-se, auxiliar a sociedade civil organizada, os gestores e membros das representações de governança das AM/RM, na formulação de projetos, programas e políticas públicas nos seus processos de tomada de decisão, contribuindo de forma inovadora no desenvolvimento científico, territorial e social. Trata-se de um projeto de pesquisa em rede, que será executado no âmbito da parceria firmada entre a Universidade Federal do Cariri, a Universidade Estadual do Ceará e Universidade de Lisboa. Referida rede visa à construção de uma ambiência interinstitucional de pesquisa e difusão de conhecimentos e experiências sobre a temática. Em termos operacionais, o projeto se estrutura a partir da organização de um grupo de pesquisadores em cada uma das universidades parceiras e da realização de missões de pesquisa/visitas técnicas às diferentes realidades metropolitanas investigadas tendo em vista o contato com as administrações metropolitanas e a coleta de informações, bem como intercâmbio científico entre as equipes de pesquisa, no âmbito da parceria firmada entre a Universidade Federal do Cariri, a Universidade Estadual do Ceará e Universidade de Lisboa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Ives Romero Tavares do Nascimento – Integrante / Jeová Torres Silva Jr – Coordenador / Diego Coelho do Nascimento – Integrante / Francisco Raniere Moreira da Silva – Integrante / Dimas de Castro e Silva Neto – Integrante / João Martins de Oliveira Neto – Integrante / Joaquim Manuel Croca Caeiro – Integrante / Stella Bettencourt da Câmara – Integrante / Pedro Miguel Moreira da Fonseca – Integrante / SAMUEL FAÇANHA CÂMARA – Integrante / Hermano José Batista de Carvalho – Integrante / Priscila Araujo Sousa – Integrante.
Financiador(es): Universidade de Lisboa – Cooperação / Universidade Estadual do Ceará – Cooperação / Universidade Estadual do Ceará – Bolsa / Universidade Federal do Cariri – Auxílio financeiro / Universidade Federal do Cariri – Bolsa.