OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA TERRITÓRIOS (OPPTE)

 

 

 

 

O Observatório de Políticas Públicas para Territórios (OPPTE) pretende contribuir para discussão do desenvolvimento territorial, monitorando especialmente as políticas públicas implementadas para este fim, e também as ações da sociedade organizada e do setor produtivo. Está ligado ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER) e ao grupo de pesquisas Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional Sustentável (LEADERS), ambos do Campus da Universidade Federal do Ceará no Cariri.

O OPPTE pretende contribuir para discussão do desenvolvimento territorial, monitorando especialmente as políticas públicas implementadas para este fim, e também as ações da sociedade organizada e do setor produtivo. O Observatório de Políticas Públicas para Territórios (OPPTE) busca articular universidades e centros de pesquisas do norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul do Brasil, para formar uma rede de instituições convergentes na análise, monitoramento e avaliação de políticas públicas de desenvolvimento territorial, tendo o Portal Desenvolvimento e Território (http://desenvolvimentoeterritorio.cariri.ufc.br/) como o ponto permanente de encontro daqueles que formarão a Rede Nacional de Pesquisadores sobre Desenvolvimento e Território. Este Blog é um dos instrumentos de comunicação do Observatório e da Rede com a Sociedade e com a Comunidade Acadêmica.

Buscando o assessoramento, acompanhamento e monitoramento das iniciativas de desenvolvimento territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário no âmbito do programa Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária e do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, com ênfase para as mulheres do campo e da floresta.

Serão implantados dois núcleos. O primeiro no Território Rural do Centro Sul e Vale do Salgado – CE, coordenado pelo Instituto de Estudos do Semiárido – IESA, com sede no município de Icó, pela professora Polliana de Luna Nunes Barreto. O segundo, no Território da Cidadania do Cariri – CE, pelo Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Arte – IISCA, com sede em Juazeiro do Norte, coordenado pela professora Waléria Maria Menezes.

Por meio de uma equipe interdisciplinar formada por professores da instituição, técnicos e estudantes, o OPPTE contribuirá com o desenvolvimento territorial das duas regiões por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. O projeto envolverá a universidade e seus centros de pesquisa e extensão, além de outras instituições de pesquisa, órgãos públicos e atores da sociedade civil.

Os professores e pesquisadores que compõem a equipe de gestão do projeto são Ives Romero Tavares do Nascimento, Francisco Raniere Moreira da Silva, Gledson Alves Rocha e Verônica Salgueiro do Nascimento.

 

E-mail: oppte@ufca.edu.br
Blog: oppte-ufc-cariri.blogspot.com.br
Coordenadora:

Verônica Salgueiro do Nascimento (vesalgueiro@ufca.edu.br )