Formado a partir de um grupo de trabalho no âmbito do Congresso Internacional GIGAPP, o objetivo dos três seminários on-line que promovemos é discutir abordagens teóricas e empíricas sobre gestão, governança e inovação pública que alcancem a expansão da participação do cidadão, a democracia deliberativa e a articulação entre a sociedade civil, o Estado e a academia para alcançar maior efetividade na implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável de metrópoles, cidades e outros espaços urbanos.

Nesse sentido, pretendemos apresentar teses e experiências ibero-americanas do Brasil, Chile, México, Portugal e Espanha.

Programa preliminar

O programa de eventos virtuais consiste em três seminários, cada um com blocos temáticos de duração máxima de duas horas. Em cada um desses blocos, será aberta uma mesa de discussão em que os pesquisadores apresentarão os temas, reflexões e casos. O objetivo é organizar uma agenda de pesquisa regional, no âmbito da iberoamerica. As tabelas terão um orador principal, um coordenador e vários debatedores.

Seminário 1: ação coletiva e participação cidadã na gestão democrática da cidade

Data e hora: quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Registro Eventbrite

América Latina possui três características únicas no mundo: a primeira é a região mais urbanizada do planeta, onde as chamadas “megacidades” são paisagens comuns da vida em sociedade. A segunda é uma região que, apesar do crescimento sustentado e da chegada de governos progressistas, mantém um forte nível de desigualdade e segregação, especialmente visível nas áreas urbanas, e destas com territórios rurais e periféricos. E o terceiro, apesar destas situações (ou talvez graças a elas), tem sido o berço de várias e importantes iniciativas de participação pública, especialmente a nível local.

Seminário 2: casos e contextos de governança metropolitana no Espanha, México, Brasil e Portugal

Data e hora: quarta-feira, 21 de outubro de 2020.

Registro Eventbrite

O planejamento e a gestão das cidades são importantes focos para a análise e para a construção das políticas públicas. É nestes espaços que as manifestações de poder e as ações do Estado se materializam em programas, planos e projetos para o ordenamento do território e bemestar dos cidadãos. A escala metropolitana, enquanto nova territorialidade funcional e políticoadministrativa, amplia a complexidade deste quadro e adiciona outros desafios em termos de gestão e governança pública. Isso torna relevante a discussão de alternativas de resposta ao problema oriundas de diferentes países e contextos territoriais.

Seminário 3: inovação pública para o desenvolvimento territorial: academia, sociedade civil e estado em interaçãoQuarta-feira,
18 de novembro de 2020

Registro Eventbrite

As universidades são centros de produção e difusão de conhecimentos que se encontram em condições imbatíveis para se tornarem dinamizadores e promotores da inovação social para o desenvolvimento dos seus territórios de influência, de forma a apoiar políticas públicas inovadoras em colaboração com outros agentes sociais, como o setor público, iniciativa privada e sociedade civil. De fato, em um sentido amplo, as universidades, muitas delas integradas geograficamente às próprias cidades, são laboratórios de experimentação em suas próprias regiões. A academia pode reforçar sua missão de transferir conhecimento e gerar impacto social, tornando-se instituições mais abertas e inclusivas para atuarem nos problemas sociais mais significativos do mundo, capazes de mobilizar comunidades comprometidas com suas realidades mais próximas e com os grandes desafios globais.

Para mais informaçõws, acesse http://www.gigapp.org/index.php/nosotros/noticias/473-metropolis-ciudades-y-espacios-urbanos-una-perspectiva-iberoamericana.