Foto: Gabriel Souza – Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) lança neste domingo, 12 de abril de 2020, um documentário que narra a execução do projeto “Quintais Produtivos”, contemplado em edital do Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (Proninc), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O Quintais Produtivos é um projeto da iniciativa extensionista “Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários” (Iteps – link para uma nova página), coordenada pelo programa de Extensão da UFCA “Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social” (Liegs/UFCA). O Quintais Produtivos teve como principal objetivo fomentar a segurança alimentar de famílias residentes na comunidade rural Baixio dos Oitis, no município do Crato-CE, oferecendo a elas as condições necessárias para que a própria comunidade plantas e itens alimentícios básicos, evitando assim que investisse recursos financeiros para a compra desses itens.

Estiveram à frente do projeto o professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA), Eduardo Vivian, e a professora da Universidade Federal de Rondônia (Unir – link para uma nova página), a agrônoma Célida Vieira.

As gravações na comunidade ocorreram em maio de 2019, executadas pela Diretoria de Comunicação (Dcom/UFCA). A professora Célida esteve no Cariri em julho daquele ano, concedendo entrevista sobre o projeto, no campus Juazeiro do Norte da UFCA.

A tradução do documentário para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi executada por intérpretes da Secretaria de Acessibilidade (Seace/UFCA).

O vídeo pode ser acessado aqui:

Fonte: Adaptado de https://ufca.edu.br

Nota: A Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários é parceira do Liegs em atividades de pesquisa e extensão desde sua criação em 2009.